À convite da Federação Paulista de Futebol (FPF), o time mariliense disputou o seu primeiro jogo da história na elite paulista, contra a equipe Realidade Jovem, de São José do Rio Preto.
por maria clara coelho
Nesta quarta-feira (22), no Abreuzão, o Marília Atlético Clube (MAC) fez sua estreia no Campeonato Paulista Feminino com o apoio da torcida, mas acabou sendo superado pelo placar de 4×0. Com três gols da camisa 9 Nicoly e um gol de Miriele, o Realidade Jovem venceu e assumiu a liderança provisória do campeonato. A autora do hat-trick, de apenas 18 anos, ainda levou o prêmio de craque do jogo.
A equipe do Marília conseguiu o acesso ao campeonato por ter vencido a divisão especial do campeonato paulista no ano passado, em 2023. Devido ao ótimo desempenho da equipe, que venceu todos os jogos do campeonato, a FPF convidou o MAC para jogar na elite esse ano, em 2024.
O Campeonato Paulista Feminino de 2024 conta com a participação de 11 clubes. É um dos campeonatos mais vistos e mais disputados da modalidade no Brasil, por ter alguns dos melhores times do país, como o Corinthians, Ferroviária, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Essa é a primeira competição que o time principal do MAC Feminino vai disputar, pois a equipe é muito nova e ainda está se estruturando. Ao longo da matéria, duas jogadoras comentaram sobre a empolgação e o sentimento de poder jogar o campeonato.
Em entrevista exclusiva para o Jornal Contexto, Gi, uma das jogadoras mais experientes da equipe, meio-campista e capitã do MAC, falou sobre a reação do time quando souberam que jogariam a primeira divisão do Paulistão. “Nós ficamos muito felizes quando recebemos o convite para jogar o campeonato, pois é um dos campeonatos mais disputados atualmente, nós temos muito orgulho de poder jogar”, comentou a jogadora.

O futebol feminino – finalmente – vem crescendo no Brasil, e um time do interior jogar um campeonato tão importante traz muita visibilidade para as jogadoras e para o próprio time conquistar o seu espaço.
Gi comentou sobre a importância da participação do Marília na competição para a valorização do futebol feminino regional. “É um campeonato muito difícil, por sermos o único clube que não disputamos nenhuma outra competição, os times e as pessoas ainda estão tentando conhecer o time de Marília, acredito que vai valorizar muito e devagar vamos conquistar o nosso espaço”, disse a capitã.
O time ainda é muito novo e mistura jogadoras experientes com as que estão no começo da carreira. A jogadora Duda, de apenas 16 anos, falou sobre a participação delas gerar visibilidade e colaborar para uma nova geração de jogadoras. “Vai contribuir muito para a valorização, devido a divulgação na região. Além de atrair novas atletas a jogar futebol”, explica a jovem atleta

A preparação física é extremamente importante para jogar um campeonato desse porte, mas hoje em dia, a preparação mental é essencial. Principalmente para um time iniciante, as jogadoras precisam saber lidar com os times que irão enfrentar no campeonato. Sobre isso, Duda relatou sobre como se sente em relação a sua preparação física e mental. “Estou tentando melhorar todos os dias, para que durante o campeonato eu consiga ir alcançando o alto nível”, explicou.
Duda, que já jogou nas categorias de base da Ferroviária-SP e do Botafogo-RJ, contou que se sente muito privilegiada por poder jogar o Paulistão, devido a pouca idade. “Sensação inexplicável, me sinto muito privilegiada por conta da grande visibilidade ao nivel nacional”, disse a atleta.
Sobre o primeiro jogo, as atletas comentaram que a equipe ainda teve poucos treinos e isso colaborou para o resultado negativo. “Somos iniciantes, tivemos pouco tempo de treinamento para ter um entrosamento perfeito”, abordou Duda. Gi também destacou a chegada de muitas jogadoras novas no time e que precisam de mais tempo para se entrosarem. “Acho que com a experiência desse primeiro jogo, vamos conseguir fazer um bom trabalho no próximo”, disse a entrevistada.
A primeira fase do torneio vai até o final de setembro. Até lá, o time mariliense ainda tem tempo para poder trabalhar e conseguir fazer bons jogos. O próximo confronto das estreantes é contra o Santos, na Vila Belmiro, neste sábado(25), às 16:00. Um jogo difícil, mas que trará grande visibilidade para a equipe.
