Em jogo movimentado, o Tigre bateu a Francana por 2 a 1, confirmando a vantagem do placar agregado e se tornou o campeão do Campeonato Paulista A4.
Por Murilo Tognette

Equipe do Rio Branco comemorando o título do Paulista A4 (Foto: Rio Branco Esporte Clube)
Neste último domingo (12), foi realizado o segundo jogo da final do Campeonato Paulista A4 entre as equipes de Francana e Rio Branco, com resultado positivo para a equipe de Americana, que se consagrou campeã da competição pela primeira vez e quebrou um jejum de 12 anos sem conquistar títulos.
Com um desempenho emocionante, a equipe do Rio Branco soube jogar com a vantagem da primeira partida, que venceu por 2 a 0 em seu estádio, Décio Vitta, em Americana/SP. Com o placar favorável, o Tigre pode iniciar a partida, que aconteceu no estádio José Lancha Filho, em Franca/SP, com o regulamento a favor.
Caso houvesse o empate no placar agregado, quem se consagraria campeã seria a equipe de Franca por possuir a melhor campanha da competição.
A partida teve início com boas chances da equipe de Americana, que não se acomodou com a vantagem do placar e logo abriu o marcador com um belo chute rasteiro pela direita do atacante Rafhael Lopes, indefensável para o goleiro, aumentando de vez a confiança da equipe, que segurou o resultado sem sustos até o final do primeiro tempo.
O técnico Wantuil da equipe da cidade de Franca, tendo em vista o placar desfavorável, logo decidiu mexer no time e realizou quatro alterações para o início do segundo tempo. Com um time mais ofensivo, as mexidas surtiram resultados. Na primeira ação da segunda etapa, a equipe de Francana conseguiu carimbar a trave com um belo chute de fora da área do camisa 15, Pedro Policarpo.
Em seguida, a pressão resultou em gol, quando o ponta direita Andrey achou um belo passe para o lateral Breno, que só tirou do goleiro com um chute rasteiro, empatando o jogo e renovando as esperanças do time da casa.
Com o gol, a Veterana assumiu o controle do jogo, porém a equipe do Rio Branco soube conter a pressão e, contando mais uma vez com a estrela do atacante Rafhael Lopes, pode retomar o placar favorável. Em uma bela jogada de Vitinho pela direita, o camisa 18 fez um cruzamento na medida para Rafhael, que chutou de primeira sem chances para o goleiro, decretando assim a vitória e o inédito título do Paulistão A4 para o Tigre de Americana.

Jogadores do Rio Branco comemorando o título (Foto: Rio Branco Esporte Clube)
O torcedor do Rio Branco Giovane Papa, estudante de jornalismo de 21 anos que estava presente no estádio, prestigiou o grande momento da equipe.
“Já são 16 anos que acompanho a minha equipe. A última vez que vi o Rio Branco ser campeão eu tinha apenas 9 anos de idade e dessa vez foi o primeiro título que consegui acompanhar de verdade. É um sentimento muito bom e de alívio de ver que o time está se reestruturando e voltando a ser grande”.
Falando agora sobre as duas partidas da final do campeonato, o estudante ressalta o grande desempenho do clube de coração. “O Rio Branco foi muito melhor que a equipe de Francana nos dois jogos. Foi um time muito mais tranquilo e maduro com a bola e dava para perceber que a equipe soube sofrer e aguentar a pressão durante os jogos”.
Giovane também exalta um ponto fundamental para a equipe se consagrar campeã. “Uma característica do time que ajudou muito foi ter aberto o placar e ter esperado com que o adversário subisse a marcação desesperadamente. Com isso, conseguiu ampliar a vantagem de gols nos dois jogos e conquistar o campeonato”.
Ele finaliza ainda destacando o elenco e os principais jogadores que contribuíram na tão aguardada taça. “O time inteiro estava muito bem montado, mas dou um destaque para o meio-campo e a defesa, mais especificamente os zagueiros Gustavo Brandão, que foi o artilheiro do campeonato, o também zagueiro Ricardo Nascimento, que voltou ao clube para encerrar a carreira e conseguiu o acesso e o título, e vale também destacar o atacante Rafhael Lopes, que chegou no mata-mata e foi muito importante na final”.
Após erguer a taça, o Rio Branco teve alguns nomes presentes na lista da seleção dos melhores do campeonato, divulgada na cerimônia de encerramento do Paulistão, realizada pela Federação Paulista na última segunda (13), sendo possível verificar nomes como o do goleiro Eder, o meio-campista Grigor, o técnico Rafhael Pereira e o principal destaque do campeonato, o zagueiro Gustavo Brandão.
Além de ter sido coroado como o melhor jogador de sua posição, Brandão recebeu o título de artilheiro isolado do campeonato, chegando ao total de nove gols durante toda a competição, e também faturou o prêmio de ‘Craque do Campeonato’, principal premiação individual do Paulistão A4.

Jogador Gustavo Brandão em partida pelo Rio Branco (Foto: Rio Branco Esporte Clube)
Em entrevista ao Jornal Contexto, o zagueiro conta como foi a sensação de conquistar a tão almejada taça. “Sentimento de felicidade e gratidão a Deus por estar vivendo esse momento tão especial”.
O craque do campeonato conta ainda como foi a preparação para esse último jogo tão importante e como está sendo passar por essa grande fase individual na carreira.
“Sabíamos que era uma partida muito difícil mesmo tendo saído com um bom resultado no primeiro jogo, mas a equipe veio trabalhando com muito foco e concentração para poder evoluir e conseguir enfim erguer a taça para o Tigre”.
O zagueiro explica ainda que ficou muito feliz com o momento que está vivendo. Ele agradece “por ter chegado até aqui e por ser abençoado por Deus com os gols que têm ajudado a equipe a alcançar os objetivos, fruto do trabalho realizado diariamente com toda a equipe, e principalmente das pessoas que estão ao meu lado me ajudando, que é minha noiva Melissa e meu empresário Daniel. Acredito que o futebol é baseado talvez em 80% do estado mental do atleta, e eles têm me ajudado muito nisso”, finaliza o zagueiro.
Com a conquista do campeonato, o Rio Branco, assim como a vice-campeã Francana, garantem o acesso para a disputa do Paulistão A3 de 2025.
