O bairro do Jundiacanga agora possui um Centro Comunitário muito bem estruturado com salas, banheiros e uma quadra poliesportiva que atenderá a população todos os dias.
por Letícia Santos
O bairro Jundiacanga, no município de Araçoiaba da Serra, já tem um Centro Comunitário. Será o segundo da cidade, mas o primeiro localizado em um prédio próprio e de maior porte. A inauguração está prevista para junho próximo.
No espaço, serão realizadas atividades promovidas pelas secretarias de saúde, de esporte e de assistência social. Na parte de esportes, o Centro Comunitário oferecerá aulas de judô, jiu-jitsu, dança, capoeira e outros. Já entre as atividades culturais, estão aulas de pintura, de crochê e contação de histórias.
A assistência social será muito presente no Centro, oferecendo serviços como ativação de cadastro único, recebimento de bolsa família e outros benefícios.
Além disso, a arquiteta e assessora da Secretaria de Obras, Victoria Soriano, diz que a população poderá esperar muitos cursos profissionalizantes de capacitação para autônomos, como aulas de costura, manicure, pedicure e cabeleireiro. “Por exemplo, se o Senai ou outro órgão oferecer algum curso ao município será dado naquele espaço”, explica Victoria.
O Centro Comunitário também será uma área de lazer e diversão por possuir uma quadra poliesportiva que funcionará todos os dias até às dez da noite. A assessora adiantou que existe um projeto para implantação futura de um playground no local.
O valor da obra ficou em 611.135,05 e foi finalizada no início de maio. Nos próximos dias, o local passará por limpeza e a inauguração está prevista para o final de maio ou início de junho.
Antigamente, o local sediava a escola Alcebíades Leonel Machado que em 2018 foi transferida para o bairro vizinho, Campo do Meio. O motivo foi um problema na estrutura do prédio provocado pelo crescimento da raíz de uma árvore de grande porte, localizada na frente da escola. Portanto, o espaço estava abandonado há seis anos, sendo alvo de vandalismo e descarte incorreto de lixo.
Desta forma, o prefeito da cidade, José Carlos Quevedo Júnior, explica que a ideia do Centro Comunitário veio da necessidade de fazer algo de interesse público com o imóvel desocupado.
“Esse prédio ficou abandonado com uma estrutura antiga e decadente, dando uma impressão muito ruim porque fica na entrada do bairro. Além disso, há uma lembrança saudosista porque a maior parte da população ao redor estudou lá e dava muita tristeza em ver aquele espaço decadente. Então, surgiu a ideia de transformar aquilo em algo de interesse público, como um centro que pudesse abrigar, além da assistência social, atividades da secretaria de cultura e esporte”, diz.
Como disse o prefeito, muitos moradores da região estudaram na escola Alcebíades, o que fez com que houvesse uma memória triste, de saudade em relação à deterioração do imóvel. Como confirma a ex-moradora do bairro, Talita Valéria, “era muito triste quando passava em frente e via aquela situação, eu e minhas irmãs estudamos lá”.
Considerando a distância do bairro Jundiacanga do centro – cerca de 10 quilômetros – a obra também é importante para que os moradores possam acessar os espaços públicos com maior facilidade. Além disso, os transportes públicos são precários na região e a maior parte das áreas populares está no centro da cidade.
“Um pouco difícil em relação ao transporte, tanto para quem frequenta o bairro como para quem mora no mesmo”, afirma Adriana Cerqueira, moradora do bairro há mais de 40 anos, quando perguntada sobre como é viver no Jundiacanga.
“Essa construção significa algo para a população, é uma coisa que faz sentido e era necessário já que falta espaço público na região”, diz o prefeito.
Da parte dos moradores, as expectativas são altas, pois eles esperam receber mais cursos profissionalizantes. “Aula de música, de artesanato, coisas que possam gerar renda para população local”, relata Adriana.
Para manter a qualidade do Centro Comunitário, o orçamento das secretarias do esporte, de assistência social e da cultura serão utilizados para o custeio das atividades. O projeto é otimizar os gastos através de dias específicos para cada área, como dia do esporte em que terá apenas atividades esportivas.
“Assim que inaugurarmos o prédio, já começaremos com força total entre essas três secretarias, cada uma com suas atividades. Aliás, atividades não irão faltar no espaço”, finaliza Quevedo.
Sobre a cidade
Araçoiaba da Serra é uma pequena cidade no interior de São Paulo, localizada na região metropolitana de Sorocaba. O município tem 32.500 habitantes e 250 km quadrados de extensão territorial. Além disso, possui uma peculiaridade: Araçoiaba é cortada pela Rodovia Raposo Tavares.
A região em que foi construído o Centro Comunitário abriga os bairros mais distantes e periféricos: Jundiacanga (10 km do centro), Campo do Meio e Cercado (25 km do centro). Todas na mesma estrada, chamada Estrada Vicinal do Cercado.

