Após séries de reclamações, Unidade de Pronto Atendimento do município ganha reforço na equipe

Por Mirela Zinsly

Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Igaraçu do Tietê (Foto: Mirela Zinsly)

Na primeira quinzena de abril, a prefeitura de Igaraçu do Tietê anunciou a contratação de dois novos médicos para a Unidade de Pronto Atendimento. Contudo, a vinda de mais um radiologista, pedido por boa parte da população, não é vista como necessária, por enquanto.

Desde sua inauguração, em fevereiro deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da cidade de Igaraçu do Tietê vem recebendo reclamações da população. Após o fechamento do único hospital do município, em 2016, devido a “falta de repasse municipal”, segundo a administração, os cidadãos igaraçuenses precisavam se deslocar até a cidade vizinha, Barra Bonita, para obter um atendimento médico.

“A construção da Unidade de Pronto Atendimento começou em 2013, mas ela foi entregue incompleta para a gestão que assumiu em 2021”, diz, em nota, a administração de Igaraçu do Tietê. Contudo, a unidade só foi inaugurada no dia 05 de fevereiro de 2024.

De acordo com a secretária da saúde, Luciani Valéria Vinchi Leal, a prefeitura passou por diversos desafios até ocorrer a inauguração. “O primeiro desafio foi finalizar a obra, pois ainda havia detalhes de estrutura a serem feitos, como divisórias de portas, manutenção do telhado e forro de gesso, dentre outros”. Ela explica também que, “após finalizada a parte estrutural, o desafio foi elencar tudo o que era necessário de equipamentos e mobiliários para que o Pronto Atendimento pudesse funcionar. O terceiro desafio foi listar os insumos e fazer a contratação da equipe médica. Concomitante a tudo isso, tivemos que providenciar toda a documentação necessária para formalização da inauguração como Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, Alvará da Vigilância, Planos Operacionais, etc. Enfim, foram muitos os desafios superados para que a população de Igaraçu pudesse contar com um Pronto Atendimento Municipal”.

Tendo em vista as inúmeras reclamações dos cidadãos, a secretaria da saúde contratou, na primeira quinzena de abril, dois médicos profissionais, sendo um em caráter de emergência, visto a alta demanda de atendimento para os casos de dengue no município, já que atualmente a unidade possui apenas uma profissional médica e três residentes da faculdade jauense Unoeste. De acordo com Luciani, essa contratação atuará, principalmente, nos horários de grande fluxo de atendimentos, que tendem a ser das 10h às 16h. “Essa necessidade é avaliada rotineiramente e, caso seja necessário, a administração aumentará a equipe médica”.

O problema do raio-x, que funciona apenas de segunda à sexta, das 11h às 16h, não está sendo vista como algo essencial. “Os exames de RX de urgência e emergência são realizados conforme a demanda, ou seja, temos um técnico de retaguarda que é acionado quando há a necessidade. Já os exames ambulatoriais são realizados todos os dias, parte no período da manhã e parte a tarde, de segunda a sexta. Sendo assim, neste momento, não há necessidade de mais profissionais para realizar os exames”.

Para os casos graves, a UPA entrará em contato com a Central de Regulamentação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e analisará o hospital mais perto que tenha uma vaga para receber o paciente e atendê-lo o mais rápido possível. Vale ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento não substitui um hospital, mas consegue suavizar a superlotação do hospital municipal de Barra Bonita e a Santa Casa de Jaú, que precisavam atender sua população e o povo igaraçuense. Devido a criação da unidade, os locais citados já restringiram o atendimento para apenas transferências e internações, sendo os casos considerados não urgentes de responsabilidade da UPA.

Houve um concurso público, contando com 57 inscritos, para contratação de 6 profissionais médicos para atender a cidade (incluindo postos de saúde) no último domingo, 14, as vagas eram para Fisioterapeuta, Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Psiquiatra e Pediatra. De acordo com o edital publicado, a Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas pelo Resultado Final publicado na imprensa, afixadas no átrio da Prefeitura Municipal, no Departamento Municipal de Educação, nos locais de costume e estarão disponíveis no endereço eletrônico http://www.omconcursos.com.br.

Deixe um comentário