2024 começou com destaques em conquistas, que revelam reconhecem o resultado dos investimentos em esportes na cidade. Nesta reportagem, levantamos a discussão: Osasco pode se consolidar como um polo de desenvolvimento através do esporte? 

Por Luiza Lima

Foto: SEREL Osasco

O esporte, em qualquer que seja a modalidade, desempenha um papel social muito importante para a formação do indivíduo desde sua infância. É, também, uma ampla janela para a transmissão de valores, formas de educar e socializar e, principalmente, uma peça útil para a transformação da realidade do atleta. 

Em Osasco, esses conceitos foram traduzidos em um projeto de lei de incentivo pelo prefeito Rogério Lins. No ano de 2022, a Lei Ordinária N° 5176 instituiu a Política Municipal de Esporte, Recreação e Lazer, que tem como objetivo principal a promoção da cultura esportiva no Município de Osasco, de forma a envolver o Poder Executivo Municipal e a sociedade civil, como duas partes de uma relação.

A prefeitura osasquense se destaca não só nos investimentos em infraestrutura, com quadras, ginásios, piscinas públicas, entre outras estruturas, organizações e funcionamento do esporte, mas também pela valorização do atleta enquanto representante da cidade nos cenários regional, nacional e, até mesmo, mundial. 

Osasco tem belos exemplos que corroboram essa perspectiva de que a cidade “dá a luz” e oferece apoio nas trajetórias de sucesso de muitos desportistas. Os mais famosos “de Osasco para o mundo”, no meio esportivo, são o goleiro do time inglês Manchester City e Seleção Brasileira, Ederson Santana, a atacante da Seleção feminina, Cristiane ou Mamãe Cris (para os íntimos) e o craque do Real Madrid, Rodrygo

Assim como eles, também o goleiro osasquense, Fábio Szymonek, ex-atleta do Palmeiras e que defende, atualmente, o Sertãozinho Futebol Clube, se posiciona como mais um bom exemplo do impacto do incentivo ao desenvolvimento esportivo. 

Foto: UOL Esportes

Nascido e criado em Osasco, seu primeiro contato com o futebol foi ao lado de sua casa, onde uma bola e um terreno baldio com traves de madeira eram a grande diversão dele e de seus vizinhos e que, logo, tornaram-se treino, competição e dedicação numa escolinha de futebol na cidade. A primeira vez em que representou Osasco através do futebol foi em uma parceria entre os times Oeste de Itápolis e Osasco Audax. Com esse time, disputou o Campeonato Brasileiro da Série B.

Foto: Fabio Szymonek via Instagram

Mas não é só no futebol. O cenário desportivo osasquense alcança muitas modalidades diferentes. Mateus Victor, atleta profissional de Jiu-Jitsu desde 2021 e criado em Osasco, conta que sempre teve o desejo de viver de algum esporte. “Pratiquei vários [esportes] competindo até mesmo amadoramente, como atletismo, vôlei, futebol. Porém, em 2018 decidi parar com esse sonho, e entrei no mercado de trabalho por não acreditar mais no objetivo”

Depois de uma aposta com um amigo, conheceu o jiu-jitsu, amou o esporte e esse amor aflorou novamente seu desejo de ser atleta profissional. “Hoje é minha profissão e fonte principal de renda”, diz.

Mateus comenta que, após dois anos se dedicando, foi contemplado com o Bolsa Atleta da prefeitura de Osasco.  “Ainda não é um valor proporcional aos gastos da minha modalidade, pois as competições mais importantes não estão no Brasil, como Pan, Mundial e Europeu. Porém, hoje, eles ajudam como podem para que tenhamos, pelo menos, o suporte de algo aqui dentro do cenário do Jiu Jitsu nacional “, revela o atleta. Ele conta que, além de  patrocínio e de ministrar aulas particulares, atualmente vive apenas do esporte. “Além de tudo, quem participa da Bolsa [Atleta] sempre está sendo publicado nas páginas principais como atleta, expondo nossos títulos e conquistas”, complementa.

Foto: Mateus Victor via Instagram

Incentivar o desenvolvimento esportivo na cidade atrai atletas que tem grande potencial de crescimento, reconhecimento e que possuem interesse de usufruir do impacto de investimentos nessa área. 

Diferente de Fábio e Mateus, a atleta de Wrestling (luta olímpica), Jade Vitória, se deslocou para Osasco para ter mais oportunidades no esporte. Segunda colocada na categoria U17 no Circuito Nacional Sul-Sudeste de Wrestling de 2024, Jade credita Osasco como uma cidade que a acolheu muito bem e que abriu muitos horizontes. 

A atleta, que representa a cidade com gratidão e admiração, aconselha os jovens atletas como ela.  “Eu esperaria [do município de Osasco] mais esforço, dedicação, e esperança, que tudo pode acontecer no tempo certo que nem foi comigo”.

Foto: Jade Vitoria via Instagram

O capítulo II da Lei de Incentivo, nas disposições da Política Municipal De Esporte, Recreação e Lazer de Osasco, garante “a prática do esporte de rendimento de modo profissional ou não, bem como viabilidade e autonomia financeira, em cumprimento à legislação civil, fiscal e trabalhista e à justiça desportiva, abrangendo o treinamento sistemático voltado para a formação de atletas na busca do alto rendimento de diferentes modalidades esportivas”. 

Como uma lei recente, é possível notar que ainda existem muitos pontos a serem modificados e reafirmados no cotidiano, mas que são e serão respaldados pelo apoio da Prefeitura e suas Secretarias, principalmente a SEREL Osasco (Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de Osasco).

“Vejo que houve uma evolução em comparação a minha época, tanto no futebol como outras modalidades, vôlei, basquete, mas que podem melhorar. Osasco é uma cidade grande. Quanto mais oportunidades tiver é melhor, podendo ajudar as pessoas a mudarem de vida através do esporte”, comenta o goleiro Fábio Szymonek.

O atleta Mateus Victor também ressalta, ainda, o comprometimento dos atletas, técnicos, clubes e instituições para valorizar o esporte como foco principal dos vínculos com a cidade, que podem atender necessidades culturais, financeiras e sociais. “Osasco tem muitos atletas bons, em várias modalidades e, hoje, tenho a total compreensão disso, tendo o prazer de representar a cidade que moro e fui criado. Me orgulho de levar a cidade que moro pro mundo e mostrar para todos atletas que é possível.”, comenta.

Por fim, Osasco tem grande potencial de se consolidar como um polo de desenvolvimento esportivo visto que existem grandes esforços para reconhecer o esporte enquanto ferramenta de cidadania e inclusão social. 

Deixe um comentário