Exposição terminou no último domingo e recebeu milhares de pessoas no interior paulista
Por Guilherme Barbeito
Realizada dos dias 12 a 21 de abril, a 51ª edição da ExpoAgro em Itapetininga foi responsável por uma verdadeira erupção de pessoas circulando no município. Além dos famigerados shows, a festa contou com eventos que atenderam os mais variados públicos da região.
Para abrir os trabalhos, ocorreu no Recinto Acácio de Moraes Terra, um leilão beneficente, que contou com a presença de mais de 500 convidados. Entre eles, estavam o prefeito Jeferson Brun e a deputada federal Simone Marquetto (MDB). Foram arrematados animais de raça, eletrônicos, instrumentos musicais, quadros e uma variedade de outros itens. Todo o dinheiro arrecadado foi destinado para a instalação de uma Casa de Apoio a Pacientes com Câncer em Itapeva.
Cavalo da raça Mangalarga em avaliação – Foto: João Pedro Coelho/Jornal Contexto
Em sintonia com seu título de “Atenas do Sul”, Itapetininga foi palco de diversos projetos educacionais na ExpoAgro. Por exemplo, a ETEC Prof. Edson Galvão levou à exposição diversos animais para que o público pudesse ter contato e aprender sobre os mesmos. Além disso, a escola também divulgou os seus cursos e aproveitou para dar oportunidade de estágios diversos para os alunos da ETEC presentes no evento.
Animais na exposição da ETEC Prof. Edson Galvão – Fotos: Guilherme Barbeito/Jornal Contexto
Já o projeto ‘Mudas da Cidade’ ensina crianças de 9 a 11 anos em vulnerabilidade social sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Com um olhar lúdico, o programa leva alunos da rede municipal para visitar fazendas e ter aulas sobre como promover um desenvolvimento sustentável da economia.
Também pensando em crianças, o ‘Projeto TEA’ em parceria com o coletivo ‘Mamacitas Atípicas’ trouxeram um stand voltado para divulgar a importância de integrar os autistas na sociedade desde a infância. Uma das responsáveis pelo movimento e também mãe de uma criança autista, Ana Queiroz afirmou que os resultados na Expo foram até melhores do que o esperado. Ela conta que diversas famílias buscaram a equipe durante a exposição para receber ajuda após seus filhos receberem o diagnóstico.

Visita dos profissionais da AEE ao stand do Projeto TEA – Foto: Reprodução/Projeto TEA
Atendendo a esta comunidade, na última quarta, 17, ocorreu o ‘Dia da Inclusão’, onde o imenso parque de diversões diminuiu os estímulos visuais e sonoros para receber pessoas com autismo e outras deficiências. A ação ocorreu pelo segundo ano consecutivo e promoveu um dia emocionante para quem estava no recinto de exposições.
Para incentivar a participação direta do público na festa, aconteceu no último domingo a 28ª ‘Mostra de Cães de Raça’. Durante a tarde, os presentes puderam trazer os seus pets para competir em um julgamento onde se avaliava competências de estética do cão de acordo com a sua raça. Apesar do grande calor, dezenas de donos levaram os seus cachorros de raça, encantando os presentes com muita beleza e fofura.
28ª mostra de cães de raça na Expoagro – Fotos: Guilherme Barbeito e João Pedro Coelho/Jornal Contexto
Do ponto de vista econômico, a exposição também foi um verdadeiro sucesso. Apesar dos preços salgados, o público não exitou em gastar um bom dinheiro em ingressos, bebidas, alimentos e transporte. Para se ter uma ideia, alguns “combos” de bebidas alcoólicas chegavam a custar mais de 500 reais e ainda sim haviam grandes filas para comprar. Além disso, restaurantes consagrados em Itapetininga como ‘Mister Dog’ e ‘Pastelaria Gimenes’ levaram quiosques que estavam sempre lotados no recinto de exposições. Para fechar a conta, o transporte por aplicativos chegava a custar 200% mais caro do que em ‘dias normais’ e o estacionamento oficial custava 60 reais por noite.
Depois da Expo 51 ser histórica, a Prefeitura de Itapetininga já começará a planejar a edição de 2025 nos próximos meses. A tradicional festa terá a sua 52ª edição também no Recinto Acácio de Moraes Terra, em abril do próximo ano.






