Sucesso da Marvel e Disney na década de 1990, a animação X-Men está de volta

Por Sarah Galindo

Após 27 anos, a Marvel Studios, junto à Disney, resolveu trazer uma nova temporada da sua série mais famosa dos anos 90. “X-Men: The Animated Series” teve seu início em 1992 e após 5 temporadas encerrou com 76 episódios.

Durante a première da segunda temporada de “What If…?’’ em 2023, a Marvel confirmou a continuação da série dos mutantes. Intitulada “X-Men ‘97’’,  segue de onde parou em 1997 e está sendo distribuído pela plataforma de streaming Disney+ com lançamentos semanais.

A maior surpresa relacionada à estreia da animação foi seu sucesso. “X-Men ‘97’’ chegou ao catálogo da Disney no dia 20 de março com 2 episódios e quebrou o recorde da plataforma como a série animada mais vista da história do streaming.  

Para o fundador do portal “Legado da Marvel”, Jony Rendrex, a produção de séries animadas é uma tendência de mercado. “O retorno das séries animadas é algo visível no mercado, como por exemplo, a série Invencível sendo um sucesso na Prime Vídeo. Acredito que sendo desenho ou live action não importa, o público gosta mesmo é de um bom roteiro e uma história envolvente, coisas que X-Men ‘97 vem oferecendo’’.

Em relação ao público consumidor desse tipo de produto, ele diz que “existem dois tipos de público: o casual, que acredito que somos todos nós que crescemos assistindo algum tipo de desenho – seja X-Men, Super-Choque, Meninas Super Poderosas – você que acompanhou esses desenhos, mesmo tendo 20, 30 anos não ficaria curioso para assistir uma continuação? E obviamente tem o fã, que sendo uma série animada ou não, ele estará pronto para assistir – ainda mais se for de extrema qualidade, o que anda faltando nos filmes de hoje’’

Jony e seu amigo, Elvis de Sá, foram convidados pela Disney Brasil para conhecer seu escritório em SP. Reprodução: Instagram

Jony destaca que o conteúdo de X-Men ‘97 está na luta das minorias. “A base dos X-Men é a luta da minoria. X-Men fala sobre o preconceito e é um reflexo inteirinho da sociedade em que vivemos. Em tempos em que tudo é mimimi, é interessante quando se vê os mutantes trazendo pautas importantes para a cultura pop e fazendo o público refletir, e é isso que faz os X-Men serem tão diferentes. “Os maiorais da Marvel’’ não lidam apenas com o fato de serem heróis, mas também com o preconceito e aceitação perante a sociedade”.

Em relação ao sucesso do programa, muito se deve à identificação com as personagens, o que acaba por conectar as pessoas às personalidades representadas.
Por isso, independente de quanto tempo passe, o público tem a tendência acompanhar os seus “iguais’’. 

Sobre a agitação dos telespectadores para a nova temporada, Rendrex ainda ressalta “que o público está assistindo por conta de serem os X-Men e por se identificarem com as personagens – inclusive tem um brasileiro na equipe”. 

Ele explica ainda que “o mais legal é a mensagem que é passada. X-Men é muito mais do que uma série animada ou um filme de super-herói, é sobre aceitar quem você é, é sobre família. Você vai assistir esperando apenas um tema de heróis e quando percebe, está vendo uma luta social cheia de significado sobre aceitação e buscar seu lugar no mundo, independente de como a sociedade queira te definir”.

Por fim, podemos atribuir o grande destaque de X-Men ‘97, a tudo que representa, do fã ao desconhecido, do igual ao diferente, do velho ao novo, todos são envoltos pela premissa de super-heróis e acabam encontrando-se na história dos quadrinhos.

Deixe um comentário