Este é o tema da 35° Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm. São esperados cerca de 300 mil visitantes durante os seis dias de evento e uma produção de mais de 10 toneladas de massa

Por Luana Lara

GFI Santa Lucia (Foto: Quiririm News)

A época mais deliciosa chegou! Acontecerá entre os dias 30 de abril a 5 de maio a 35° edição do Festival da Colônia Italiana de Quiririm, em Taubaté-SP. O evento, realizado pela Associação Cultural de Quiririm, com apoio da prefeitura da cidade, celebra os 135 anos da chegada dos imigrantes italianos ao distrito.

O festival é uma das maiores e mais tradicionais festas de rua do Estado de São Paulo e recebe em média 300 mil visitantes nos seis dias de evento que oferece ao público, e conta com mais de 10 toneladas de massa e muita dança.

A cultura é o enfoque principal, onde é possível conferir shows e danças típicas como a Tarantella, grupos teatrais, e claro, todas as deliciosas opções da culinária do país europeu e o belíssimo desfile da imigração italiana, que conta a história da chegada dos italianos à nova terra. O evento conta também com feira de malhas, artesanato e parque de diversões.

Tema da festa

Todos os anos, um tema central é definido para celebrar a festa. Nesta 35ª edição, o tema escolhido foi “Sejam bem-vindos à nossa casa”. É uma oportunidade para convidar as pessoas a conhecerem e compartilharem a rica história e cultura da região. Ele será abordado durante todo o evento e terá destaque no dia 5 de maio, quando acontece o Desfile da imigração italiana de Quiririm.

Em entrevista, a presidente da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm, Preta Valério, afirma que o enfoque principal neste ano é contar a história da chegada dos imigrantes ao Distrito. “Nada melhor do que chamar as pessoas para nossa casa, venham que nós vamos contar nossa história. Como eles chegaram, por que chegaram, como viveram, como se casaram, como sofreram, como cresceram”.

Preta Valério e Dheminho Canavezzi, criador da festa

A festa, que teve origem de forma inesperada, hoje movimenta um grande número de turistas e visitantes. “O que era para ser só uma quermesse, apenas para comemorar os 100 anos, hoje nós somos o terceiro maior evento do estado de São Paulo. Virou uma tradição”, ressalta Valério.

O evento teve seu início no ano de 1989, comandado por Dheminho Canavezzi, para comemorar os 100 anos da imigração na região. “Pensamos, ‘vamos fazer uma festinha de rua’ apenas, e a festa explodiu. Era italiano correndo, todos cozinhando na casa para conseguir dar conta. E assim começou. Mas não houve, assim, uma pretensão, nunca pretendemos chegar nisso. A coisa foi indo e em 1999 eu assumi a festa, e hoje somos o que somos”, completou Preta Valério.

A Festa Italiana de Quiririm acontece nas principais ruas do Distrito e tem entrada franca, todos são bem-vindos a compartilhar dessa experiência única. A programação do evento ainda não foi divulgada.

Deixe um comentário