Segunda edição do evento começa no dia 20 de abril
Por Esther Chahin

Nesse final de semana, dias 20 e 21 de abril, Americana sedia a segunda edição do Rota Cervejeira. Contando com cervejas artesanais, gastronomia de boteco e três shows ao vivo por dia, o evento ocorrerá no CCL (Centro de Cultura e Lazer) da cidade, com início às 11h e encerramento às 22h. A entrada será gratuita.
Em 2023, a primeira edição do Rota Cervejeira reuniu cerca de 15 mil pessoas e, para este ano, espera-se um público da mesma dimensão ou ainda maior.
“Americana não tem um evento característico de cerveja artesanal, então, isso chama muito a atenção das pessoas”, afirma Vinicius Colacioppo, secretário executivo e produtor de eventos do Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Para o crescimento das pequenas e médias cervejarias de Americana e região, Vinicius aposta na ocasião: “um dos métodos para ampliar a atuação das cervejarias é a realização de eventos. A gente entende que o mercado local é pequeno. Hoje em dia, as cervejas artesanais ocupam em torno de 2% do consumo anual de cervejas no Brasil. Então, temos que percorrer muitos mercados para alcançar as cervejarias de massa”, diz.
Por outro lado, a Prefeitura de Americana considera o Rota Cervejeira uma oportunidade para o fomento da economia local. “A primeira edição do evento mobilizou cerca de 15 mil pessoas em dois dias de realização, provenientes de diversas cidades da região. Foi estimulado o setor turístico que envolve gastronomia e economia criativa”, afirma a assessoria de imprensa do município.
A assessoria explica ainda que a ideia do evento surgiu em um encontro de prefeitos da Região Turística Bem Viver, formada por Americana, Campinas, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Tal encontro aconteceu em setembro de 2022 em Americana, com o objetivo de fomentar e fortalecer o setor turístico da região. Na ocasião, o prefeito Chico Sardelli ofereceu o município para sediar a primeira edição do evento.
Além do Polo Cervejeiro e a Região Turística Bem Viver, a Prefeitura de Americana firmou outras parcerias para que a segunda edição da festividade pudesse ocorrer. “A identidade visual do evento foi tema de estudo para alunos do curso técnico de Computação Gráfica do SENAC Americana, que exercitaram suas habilidades criando um projeto gráfico, feito em 2 e 3D. Parte desse material foi adaptado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação de Americana para a criação do logotipo oficial do evento”, detalha a assessoria.
