Oficinas da Casa da cultura de Lins oferece gratuitamente peças de teatro, dança, aulas temáticas e exposições
Por Melissa Inoue

Manifesto de conscientização do autismo no calçadão de Lins, com participação da oficina de teatro do “Projeto sonhar” (Foto: Maria Julia Fulgencio)
Oferecer atividades e oficinas culturais e artísticas como forma de inclusão, aprendizagem e qualificação. Este é o objetivo do Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino – IGEVE, de Lins, que, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolve o Projeto Sonhar, dirigido a crianças e adultos, de 04 até 80 anos incluindo pessoas com deficiência, os chamados PCDs.
O projeto visa também a integração das pessoas na construção de uma sociedade consciente de forma a proporcionar aos educandos e participantes melhores condições para construírem seus conhecimentos.
O Sonhar Cultural possibilita ampliação da bagagem cultural não só dos seus participantes como também do público que assiste as peças de teatro, dança, aulas temáticas e exposições, que são resultado das oficinas.
“Atualmente atendemos a um público aproximado de 800 pessoas. Destacamos seis oficinas culturais desenvolvidas nas dependências da Casa da Cultura e no Museu Histórico, e contamos com um total de 400 alunos. Além de mais 8 instituições parceiras que atendem em torno de 400 assistidos”, explica a coordenadora do projeto Maria Julia Fulgencio.

Evento de jazz na Praça Auxiliadora, em Lins (Foto: Melissa Inoue)
Ela explica também que “o incentivo das práticas culturais é base de construção para a educação, eu só acredito na cultura e desenvolvimento com base na educação”, diz. A coordenadora reforça que “fomentar a cultura é trazer todas as nossas raízes, que nossos ancestrais construíram, e não deixar isso morrer”.
Todo final do ano é aberta a renovação de matrícula para os alunos que já participam do projeto e desejam continuar. Se o aluno faltar mais de três dias sem justificativa é considerado desistência e abrem vagas novas.
Para conhecer um pouco mais das oficinas, você pode participar da Mostra de Teatro e Cenas Curtas, que estão previstos para 9 a 14 de setembro. A Mostra de Dança ocorrerá de 24 a 26 de outubro. Ambos são eventos abertos. Ainda existem vagas para a Oficina de Circo.
Oficinas oferecidas: Teatro; Contação de histórias e musicalização; Canto Coral; Violão; História em quadrinhos; Mix Dance Kids e Adulto; Artes Plásticas; Ballet; Dança de salão; Circo; Capoeira; Oficina digital. Documentos para a matrícula: RG, CPF, cartão do SUS e uma foto 3×4. Se o interessado for menor de 18 anos precisa estar acompanhado de responsável.
Contatos: @casadaculturadelins @prefeituradelins
