As atividades incluem exibições cinematográficas e oficinas de forma gratuita

Por Lucas Marengoni

Neste ano, Birigui é um dos municípios paulistas a receber o programa “Pontos MIS”. Com proposta de formação e difusão cultural, a iniciativa é do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em colaboração com a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

Composta por frequentes sessões de cinema e práticas que aproximam o público do audiovisual, a programação é diversa, reunindo desde animações infantis até a produção de curtas-metragens sob instrução de profissionais que são referência na área.

Realização da oficina “A direção de arte em cena” (Fonte: Biblioteca Municipal de Birigui)

O projeto desenvolvido na capital – e amplificado nas cidades interioranas – não é recente, tal qual a parceria com o secretariado biriguiense. O município integrou a lista de “alvos” do programa em edições anteriores, mesmo no ano de 2020, no qual foram realizadas remotamente devido ao contexto pandêmico. Para o atual secretário de Cultura e Turismo de Birigui, Mário Bonfim, a implementação desses trabalhos “surgiu da necessidade de suprir a carência de atividades culturais, de formação e entretenimento no município”, o que ele avalia como “enriquecedor para o cenário local”.

A procura por parte da população, considerando a escolha de atrações que satisfaçam o interesse de diferentes núcleos, é vista com otimismo por Mário.

“Toda semente plantada e cuidada com dedicação, gera bons frutos. Quando se trata de formação, temos um público mais dirigido e específico, conforme a atividade ofertada”.

Oficina “Fazendo cinema com aplicativos” (Fonte: Biblioteca Municipal de Birigui)

Ainda de acordo com o secretário, já está sendo pensado o futuro dessa parceria e o que pode ser feito para mobilizar mais pessoas nos eventos que venham a seguir.

“Podemos esperar uma maior diversidade, acessibilidade e colaboração nas ofertas culturais das cidades, impulsionadas pelo avanço da tecnologia e pela busca por uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Outra questão, é entender as necessidades e interesses do público-alvo e adaptar as estratégias de acordo, garantindo uma experiência culturalmente rica e significativa para todos os participantes”.

Bonfim classifica como “vital” a presença de programas culturais em meio aos munícipes, um exercício de promoção da criatividade e desenvolvimento econômico. A expectativa, segundo ele, é “uma ampliação e aprimoramento dessas atividades, impulsionados pela inovação, inclusão e cooperação entre diferentes partes interessadas”.

Exibições de filmes e oficinas variam em localidade.

Datas, horários e outras informações podem ser conferidas pelo Instagram da Biblioteca Municipal de Birigui (@bibliotecamunicipalbirigui). Verifique a classificação indicativa.

Deixe um comentário