O grupo participou do evento festivo realizado no último sábado, no Centro de Eventos de Cerquilho

Por João Guilherme Provasi Xavier

Orquestra Jovem Tom Jobim durante apresentação em Cerquilho (Foto: Arquivo Cipatex)

Aconteceu no último sábado,13, no Centro de Eventos Cidade das Rosas, em Cerquilho, a programação que comemorou os 60 anos da Cipatex, tradicional empresa da região. Aberto ao público, o espetáculo da orquestra apresentou composições de artistas consagrados, como Dorival Caymmi, Ivan Lins, Pixinguinha e Antônio Carlos Jobim.

Com entrada franca, os portões foram abertos às 18 horas, com o Projeto Guri dando início às atividades, com um coral apresentado pelos alunos. Em seguida, o momento foi dedicado especialmente à empresa. A solenidade foi conduzida pelo jornalista e radialista da Jovem Pan, Nilson César, que realizou uma retrospectiva sobre os fatos mais importantes nessas seis décadas de atuação.

Destaque no mercado de laminado sintético, a empresa foi fundada em 1964, por William Nicolau, que, acompanhado de sua esposa Julieta, subiu ao palco para receber as devidas homenagens. O momento marcou ainda o lançamento do livro que detalha os 60 anos de história da Cipatex, e conta a trajetória de vida de seu fundador.

O diretor-presidente da Cipatex, William Nicolau e sua esposa, Julieta, durante homenagem pelos 60 anos da empresa (Foto: Arquivo Cipatex)

Terminada a cerimônia, por volta das 19 horas, Nilson apresentou a atração da noite, a Orquestra Jovem Tom Jobim. O grupo é referência internacional na formação de jovens bolsistas pela arte, dedicando-se à música popular brasileira orquestral e ao reconhecimento dos principais artistas da cena, com destaque para as obras de Tom Jobim. Integrada ao Conservatório de Tatuí, é associada à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Com regência de Tiago Costa e voz de Carla Ponsi, o público foi contemplado com o premiado repertório Rio Amazonas, que enaltece os grandes clássicos nacionais, celebrando a brasilidade com obras que valorizam a cultura, natureza e diversidade do país.

Na galeria, músicas tradicionais do povo Juruna (Xingu) e de artistas renomados, como Antônio Carlos Jobim, com Boto & Quebra Pedra e Águas de Março, Dori Caymmi com Hornet’s Nest, Ivan Lins e Vitor Martins com Choro das Águas, Pixinguinha, com sua composição 1×0, dentre outros.

Durante o evento, barracas com comidas e bebidas ficaram à disposição dos espectadores e o cardápio ficou por conta do Lar São José e da Casa da Criança e do Adolescente.

Nas barracas da Casa da Criança foram oferecidas o popular espetinho de churrasco, além de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Por parte do Lar São José, o cardápio contou com o habitual pastel de carne, queijo ou pizza, lanche de pernil, e bebidas e drinques para todos os gostos.

O Lar São José é uma instituição que acolhe pessoas idosas, e sempre contou com o apoio da Cipatex e de seus acionistas. Para Eloisa Albino, presidente do Lar São José, participar de um evento como esse é importante, uma vez que toda arrecadação é destinada à entidade. Além disso, a colaboração também resulta em maior visibilidade ao Lar, sendo uma oportunidade de ampliar a rede de apoio e contatos.

As festividades no sábado continuaram até às 22 horas. No domingo, 14, a empresa organizou um almoço comemorativo exclusivo aos seus colaboradores e associados.

Deixe um comentário