Denver Nuggets é o atual campeão, mas o Boston Celtics deve levar a taça
Por Artur Thiezerini
Na atual temporada da NBA, o Denver Nuggets era até então o favorito para ser campeão novamente. Porém, na janela de transferências do meio da temporada, o Boston Celtics dispensou o armador Marcus Smart, contratando assim o também armador Jrue Holiday e o ala-pivô Kristaps Porzingis, jogadores que elevaram ainda mais o nível técnico do time, tanto no ataque quanto na defesa. Com esta formação, o Boston Celtics se tornou a equipe favorita ao título.
Para entendermos o porquê da mudança nesse favoritismo, vamos voltar à temporada 2021-2022, onde a equipe do Boston Celtics trilhou seu caminho para as finais da NBA, com a liderança das jovens estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown.

Nas finais, esbarraram com o Golden State Warriors, time esse liderado pelo veterano Stephen Curry. O time celta era sim o favorito ao título naquele ano, mas infelizmente não saiu vitorioso.
Na temporada 2022-2023, ficaram novamente em segundo lugar. Porém, com seis vitórias a mais se comparado ao ano anterior, o favoritismo esteve nas mãos do Denver Nuggets, pois a equipe tinha o melhor jogador da liga, o sérvio Nikola Jokic, além de ser um time muito bem estruturado em todos os aspectos.
Portanto, o time de Boston acabou derrotado na Conference Finals (semi-finais) contra o Miami Heat, prolongando ainda mais o sonho de serem campeões após o último título em 2008.
Em entrevista, o co-fundador da página ‘Goatbr’, Nickolas Coutinho, apresentou perspectivas positivas e negativas sobre o Boston celtics.
“O playoff é outro campeonato, tudo pode acontecer. Mas acho que o Bucks hoje é a única equipe que pode assustar o Celtics em uma possível final de conferência. Agora no geral, em uma possível final da NBA, algumas equipes da conferência Oeste podem tirar esse título do Celtics”.

Isso com certeza pode gerar uma grande preocupação para os torcedores nos playoffs, pois o time adotou um estilo de jogo após a chegada de Joe Mazulla o qual não se mostrou cem por cento convincente para se tornarem campeões. Com isso, mesmo sendo o favorito, o Boston Celtics deve ter cuidado na pós-temporada, pois é o time com maior qualidade de definição perto da cesta, mas acaba priorizando os arremessos de longa distância, o que pode acarretar novamente em uma eliminação precoce da NBA.
Para Nickolas, “esse é um time que já foi pra final da NBA, é um time que tem a base montada e que está junta há um bom tempo. Acho que a evolução foi a maturidade, com a chegada de jogadores experientes, o elenco ganhou mais corpo pra competir e brigar pelo título”
Ele explica ainda que “as chegadas de Holiday e Porzingis deram mais corpo pro time, mudou o status e a mentalidade. Com a chegada deles dois, eles conseguiram ficar ainda mais fortes ofensivamente e defensivamente. E agora com mais experiência”.

Portanto, podemos ter a certeza de que esse time, mesmo já sendo competitivo desde 2022, é uma equipe que evolui muito de uma temporada para a outra, então a chance de obterem mais uma participação nas finais da NBA é muito maior.
