Dário Saadi (Republicanos), atual ocupante do cargo na prefeitura, aparece como favorito nas pesquisas recentes, com 33,7% das intenções de voto
Por André Merli

Cidade de Campinas (Foto: Carlos Bassan)
Prefeito eleito pela população em 2020 com promessas de construir parques e hospital, melhorar o transporte público e implantar lei para incentivo à instalação de comércio, Dário Saadi pode ter mais quatro anos de mandato.
Mas a população de Campinas ainda espera pela entrega do Hospital da Mulher, com capacidade de 500 atendimentos por dia, e pela conclusão da BRT, que são novas linhas de ônibus.
O prefeito anunciou recentemente projetos de lei como a construção de três novas ciclovias e tornar o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras em política pública municipal.

Prefeito Dário Saadi (Foto por: Marília Rastelii/EPTV)
A vereadora Paolla Miguel, do PT, em entrevista para o Contexto, explica que os eleitores “desejam o pertencimento à cidade, melhorias no transporte público e adequação do espaço da moradia”.
No cenário de possível reeleição, Paolla diz que a atual gestão “se consolidou na forma de governar para a classe média-alta e a elite da cidade, não visando a população mais pobre, carente e do centro, além das minorias raciais, LGBTQIAPN+ e femininas”. Para ela, uma reeleição seria “negativa”.
Ela explica que Campinas passa por uma crise na saúde com a epidemia de dengue, além do histórico de febre maculosa e a volta do aumento nos números de COVID-19.

A vereadora de Campinas Paolla Miguel (PT) Foto: Instagram
Levantamento de dados realizado pelo Paraná Pesquisas indica que, logo abaixo de Dário, está o atual deputado estadual de São Paulo Rafa Zimbaldi (Cidadania), que aparece com 24,9% das intenções de voto. Com projetos de leis nas áreas de transporte, saúde e acessibilidade, fomenta na população o desejo de melhora.
Dentre estes projetos, se destacam a implementação de cadeiras de rodas em agências bancárias e a instalação de brinquedos e aparelhos destinados a pessoas com deficiência em parques públicos.
Logo após Rafa Zimbaldi, quem sucede é o atual presidente da Fundacentro Pedro Tourinho (PT), que já concorreu ao cargo de prefeito nas últimas eleições, ocorridas em 2020.
Pedro, que já foi vereador de Campinas, possui como principal objetivo fortalecer o SUS e, em sua gestão, contribuiu para projetos como a chegada do programa Mais Médicos e com sua participação na denúncia contra o desvio de recursos do hospital Ouro Verde. Para ele, é importante a participação em lutas e movimentos sociais e populares.
Além dos candidatos citados, também foram mencionados Laura Leal(PSTU) com 3,1%, Wilson Matos(PDT) com 0,9%, e Edson Dorta(PCO), com 0,6%, além de 15,7% dos entrevistados que apostam em votos nulos ou brancos, e 9,2% que ainda não sabem em quem votar, demonstrando que uma grande parcela da população não é informada sobre as eleições.
