Reforma incluiu melhorias na sala de embarque e desembarque, nos balcões de check in, nas esteiras, estacionamento e fachada

Por Marcela Calarezi

Foi reinaugurado, no dia 13 de março de 2024, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, na cidade de Sinop – MT, após diversas reformas em sua estrutura e funcionamento que visavam melhorar a qualidade das viagens para os usuários.

O aeroporto recebeu uma reforma geral, transformando suas salas de embarque e desembarque, balcões de check in, esteiras, estacionamento e fachada. Seu tamanho também foi ampliado, passando de 1545 m² para 6049 m².

A reforma do aeroporto foi realizada alterando completamente sua estrutura e consequentemente, sua aparência. O espaço foi ampliado em cerca de 300% em relação ao terminal anterior, apresentando diversas mudanças que são extremamente benéficas para a parcela de pessoas que utilizam o estabelecimento com frequência.

A sala de embarque antiga, de 420 m² saltou para 1160 m², enquanto a sala de desembarque foi expandida de 120 m² para 820 m². Além disso, a área de check in foi multiplicada e a pista de pouso ampliada. Também houve destaque para a climatização, o equipamento e o novo estacionamento do novo aeroporto. Essas mudanças apresentam uma nova e melhor qualidade de viagem tanto para os viajantes quanto para os funcionários do estabelecimento.

Para o funcionário do aeroporto, Gabriel Rudinei, o espaço agora tem uma capacidade maior para os passageiros. “O check in ficou muito melhor, a gente tem um espaço melhor pra trabalho, dá mais ânimo vir trabalhar aqui com o terminal novo. As salas de embarque e desembarque foram ampliadas, e estão muito boas, até porque também tinha muito problema com esteira, com ocupação de passageiros na sala de embarque, então isso foi extremamente benéfico”, disse Gabriel.

Sinop é uma cidade que completa 50 anos no ano de 2024 e seu crescimento aumenta exponencialmente todos os anos, tanto em aspectos populacionais quanto em aspectos econômicos. A cidade mato-grossense, além de concentrar uma grande atividade agropecuária, também recebe grande quantidade de novos moradores de outros lugares do país que buscam um crescimento econômico, o que gera uma demanda expressiva do aeroporto, tanto para viagens de negócios, quanto viagens com intuito de visitas e lazer.

Além disso, o fato de Sinop ser uma cidade mais afastada dentro do estado, gera uma certa dificuldade de acessá-la por outros meios, tal como a BR-163, que ainda é muito precária, com vias de mão dupla e quantidades excessivas de caminhões de carga, se tornando perigosa para circulação de outros meios de transporte. Assim, carros e ônibus, por exemplo, geralmente não são opções escolhidas para transitar de um determinado lugar para a cidade, tornando os aviões uma melhor alternativa.

Muitas vezes o antigo terminal não atendia às necessidades dos passageiros, problemas como espaços inadequados e pequenos eram reclamações recorrentes. “O terminal antigo era pequeno para a demanda, ou seja, ele já não oferecia um espaço adequado para o número de passageiros que embarcavam e desembarcavam”.

Ele explica ainda que “no embarque a gente tinha uma sala muito pequena, carecia de um banheiro adequado e o saguão do aeroporto tinha somente uma lanchonete, que tinha o monopólio dos valores e cobrava preços exorbitantes pelos produtos que eram vendidos”, comentou Gabriel.

O Aeroporto João Batista Figueiredo foi inaugurado em 2008 e concessionado em 2019 pela empresa Centro-Oeste Airports (COA). Atualmente conta com atividades das companhias aéreas: Gol, Azul e Latam e foi o segundo aeroporto mais movimentado do estado do Mato Grosso no ano de 2023.

Deixe um comentário