Após uma temporada conturbada em 22/23, a equipe do Bayer Leverkusen consegue se recuperar e até o momento está com uma sequência histórica de 44 jogos seguidos sem derrotas na atual temporada.


Por Matheus Akai


Após um péssimo início na temporada 22/23, sendo eliminado na 1ª fase da DFB-Pokal por um time da 3ª divisão e chegando a ocupar a zona de rebaixamento da Bundesliga, a diretoria da equipe tomou uma decisão que mudou o rumo do clube: demitiu o técnico Gerardo Seoane e contratou Xabi Alonso para assumir o cargo de técnico da equipe.

Com isso, o Bayer Leverkusen se recuperou do péssimo início de temporada e conseguiu terminar em 6º lugar na bundesliga, além de alcançar as semifinais da Europa League, sendo eliminado para a Roma.

Com essa reconstrução, a atual temporada está sendo totalmente diferente, tendo 38 vitórias e 6 empates em 44 jogos, invictos e com um aproveitamento de 92% até o momento. Uma estatística histórica, pois com isso o time agora tem o posto de maior invencibilidade das top 5 ligas europeias.

No domingo (14/04), pela Bundesliga, a equipe do Leverkusen fez história novamente: superou o Werder Bremen por 5×0 na BayArena, e garantiu assim o título inédito da liga, com 5 rodadas de antecedência. E acabou com a hegemonia de 11 anos seguidos do Bayern de Munique na liga, colocando um ponto final na piada, “Neverkusen” nunca mais!

Invasão da torcida após gol de Wirtz, que confirmou o título(foto:www.instagram.com/433)

Claro que esse sucesso tem responsáveis, e quem fala sobre isso é Dijmitri Chacar, criador e dono da página Bundesliga Insider. Para ele, “a ascensão do Bayer Leverkusen nesta temporada é também fruto do trabalho de Xabi Alonso, mas pra mim o maior mérito é da diretoria. Primeiro por ter apostado suas fichas, num treinador que nem era profissional ainda. Segundo, pela ambição de formar uma equipe realmente competitiva, mudando seu critério de contratação para uma espinha dorsal mais experiente. Claro que foram pedidos de Xabi mas uma diretoria que blinda seu treinador e faz de tudo para dar a ele as peças que ele quer, é algo que está sendo cada vez mais raro de ver no futebol”.

Xabi Alonso comemora junto dos jogadores(foto:https://www.gettyimages.com)

Pela DFB-Pokal, o time se classificou para a final da copa após bater a equipe do Fortuna Düsseldorf por 4×0 na semifinal. Eles enfrentarão o Kaiserslautern pela final, dia 25/05 no Estádio Olímpico de Berlim.

Na Europa League, o Bayer liderou seu grupo com folga, conquistando 6 vitórias em 6 jogos, classificando-se direto para as oitavas de final, onde conseguiram uma vitória contra o Qarabag, com os gols salvadores de Shick aos 90 +3 e 90 +7.

Pelas quartas de final, eles superaram o West Ham com o placar de 3×1 no agregado e agora enfrentarão a equipe da Roma pela semifinal, uma revanche da temporada passada, onde os alemães foram eliminados.

Dijmitri Chacar explica que a principal qualidade desse time é o jogo coletivo. “O Leverkusen tem ótimos jogadores ao contrário do que muitos podem achar, mas fica evidente como o coletivo é magicamente estruturado. Nos aspectos individuais, as qualidades de Grimaldo, Xhaka e Wirtz são as que mais chamam atenção dentro das suas funções, realmente sendo capaz de mudar o jogo. Boniface e Palácios também demonstram um nível acima de anos anteriores e desequilibram tecnicamente”.

Os melhores jogadores do Bayer Leverkusen na temporada são Florian Wirtz com 35 participações em gols, Victor Boniface, que mesmo perdendo 3 meses da temporada por lesão, acumula 28 colaborações em gols e Alejandro Grimaldo com 27 participações.

Grimaldo e Wirtz comemoram gol do Bayer Leverkusen(foto:www.ksta.de)

Deixe um comentário