Asfalto da estrada que leva ao bairro Mirante da Serra promete ter impacto também no turismo da região
Por Clara Yasmim Camara
As obras na estrada em direção ao bairro Mirante da Serra, em Igaratá, interior de São Paulo, recomeçaram na última semana de março. De acordo com informações no site da Prefeitura, a obra tem como objetivo melhorar a acessibilidade dos moradores do bairro com a cidade, facilitando a locomoção, a passagem de carros e ônibus em dias chuvosos e até mesmo o trânsito dos pedestres.
Mas a obra vem dividindo opiniões entre os moradores: uns acreditam que apenas irá minimizar o problema e que, durante o processo, muitos gastos desnecessários serão feitos, além da enorme sujeira causada na casa dos moradores ao redor da reforma. “No começo da obra a poeira era um transtorno, não dava nem pra andar direito e fazia muito mal pra gente”, diz Eliana Barbosa, moradora da região.
Ela também ressalta a dificuldade de locomoção que a obra causa. “Tenho que sair todos os dias mais cedo para não chegar atrasada para o trabalho, sem contar com o barulho que nunca para”.
Mas há também quem veja as melhorias reais que a obra vai trazer. Na segunda-feira (08), um trecho da obra foi concluída e já causa impacto na vida dos moradores. “Meus filhos reclamavam de chegar com o tênis sujo de barro na escola e agora isso não vai mais acontecer”, conta Caroline Oliveira, que utiliza a nova estrada para se locomover de transporte público com os filhos.
O impacto no turismo logo deve ser sentido também, já que o acesso ao Mirante de Igaratá, que é um ponto turístico da região, ficou muito mais fácil. Isso favorece os comerciantes que possuem restaurantes e pequenas lojas nos arredores, que agora promete ser mais frequentada por turistas, em busca da bela vista que o ponto oferece.
A expectativa é de que o recomeço das obras traga o mesmo impacto positivo que o fim das reformas do último trecho trouxe ao bairro.
