Nova rota ligará a cidade do Vale do Paraíba ao Rio de Janeiro
Por Ana Luiza Oliveira
No último dia 27, em março, o Aeroporto de São José dos Campos recebeu a primeira aeronave da nova rota entre a cidade e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O voo, que saiu do Rio de Janeiro aproximadamente às 21h55, pousou em território joseense às 22h30 e marcou o retorno das atividades aéreas com passageiros na região do Vale do Paraíba.
A retomada, anunciada no dia 30 de janeiro, foi possível após a oficialização da parceria entre a atual concessionária do aeroporto, SJK Airport, e a empresa GOL Linhas Aéreas. Marcado, então, para a última quarta-feira de março, o voo inaugural foi realizado na aeronave temática da Turma da Mônica e simbolizou a união da região à cidade do Rio de Janeiro e aos outros possíveis destinos de conexão que estarão disponíveis.
O evento de inauguração contou com a presença do vice-governador do estado Felício Ramuth e do secretário estadual de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, além de empresários e autoridades municipais.

Segundo Jéssica Marques, comunicadora e criadora de conteúdo, que foi convidada a participar do primeiro voo da rota, foi uma experiência única. “Foi uma sensação indescritível estar presente na retomada e fazer parte do crescimento de algo tão grandioso para a cidade”, contou. Para ela, a volta dos voos comerciais vai contribuir para valorizar ainda mais São José e trará mais oportunidades para os moradores da região.
Há ainda a expectativa de que, com a nova rota, o aeroporto se torne porta de entrada para o Vale do Paraíba, incentivando o turismo local e trazendo visitantes para a região, que está próxima de vários outros destinos, como a Serra da Mantiqueira e as praias do Litoral Norte de São Paulo. Além disso, será uma boa alternativa para os moradores do Vale, que poderão usufruir dos voos sem precisarem ir até os outros aeroportos do estado, como o de Guarulhos, que fica a quase 75 km de São José, e o de Congonhas, a aproximadamente 100 km.
A rota Galeão – São José dos Campos terá voos com duração aproximada de 1 hora e 5 minutos e a frequência será de três vezes por semana para cada um dos locais de partida. Os voos saindo do Rio de Janeiro serão sempre às quartas, sextas-feiras e domingos, no período da noite, às 21h55. Já os saindo de São José, partirão às segundas, quintas-feiras e sábados, no horário das 6h20.
As passagens estão disponíveis para venda no site da companhia aérea e de agências de viagens.
