por alan cruz silva

Influenciadores negros estão se tornando figuras poderosas na promoção da autoestima e da representatividade da comunidade negra, transformando a narrativa nas redes sociais.

De acordo com Yuri Morais, a partir do momento em que as redes sociais se tornaram parte do nosso dia a dia, os influenciadores negros estão afetando de maneira positiva a autoestima dos jovens negros. Ele acredita que jovens sentem-se motivados a acreditar no seu potencial e a se verem como protagonistas de suas próprias histórias, à medida que visualizam pessoas que se parecem com eles, alcançando sucesso e influenciando massas por meio do compartilhamento de histórias, vivências e mensagens positivas sobre a cultura negra e a identidade racial.

Ao ser questionado sobre a importância dos influenciadores negros, Yuri, um influenciador negro com mais de 125 mil seguidores no Instagram acredita que “a responsabilidade que carregamos como criadores de conteúdo pretos é tremenda”. Ele explica que lida da melhor forma possível com isso. “Sei que meu conteúdo é necessário para pessoas como eu terem forças de continuar se amando e aceitando, se identificando e permanecendo em suas jornadas de aceitação e auto admiração”.

Segundo pesquisa da YouPix, apesar de mais da metade da população do país ser negra, apenas 40% dos influenciadores são negros, indígenas ou pardos, que são mais contratados para falar sobre temas que abrangem pautas raciais. Esses influenciadores recebem cachês menores, mesmo possuindo a mesma base de conhecimento e engajamento que os influenciadores brancos.

Conforme o próprio influenciador, a existência de pessoas que sirvam de espelho para pessoas pretas é algo extremamente necessário para a obtenção de “esperança, aceitação e auto admiração”, ou seja, são necessárias para a construção de pessoas pretas dentro da sociedade de maneira geral.

Um dos maiores desafios dos influenciadores negros é serem enxergados além da temática racial, coisa que não acontece diante das diversas marcas que apoiam influenciadores hoje em dia. Segundo o entrevistado, a disputa é desigual: “Saber que você precisa fazer sempre o melhor conteúdo possível enquanto pessoas brancas postam qualquer porcaria e criam números avassaladores é frustrante”.

De acordo com Yuri, o país está melhorando em relação às figuras negras que servem como espelho: “Já vemos uma evolução muito grande ao longo dos anos, e acredito que evolua ainda mais com o passar do tempo. Pessoas pretas ocupando espaços é de toda relevância e importância! Ter alguém na televisão, na internet, na rua, na sua escola a qual você possa olhar, se identificar e se espelhar pra poder pensar ‘eu também consigo’ é tão necessário”.

O influenciador acredita que “a cada dia se torna ainda mais importante e relevante o que fazemos para pessoas como nós seguirmos crescendo e acendendo tanto internamente quanto socialmente”.

Deixe um comentário