Com cada vez mais estudos publicados, a equoterapia ganha pacientes nos últimos anos; Bauru possui um Centro de Equoterapia com equipe interdisciplinar que atende a diferentes necessidades
Por Maria Eduarda Rocha

Crianças em sessão se equoterapia na Hípica de Bauru
(Foto: Redes Sociais)
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como abordagem e pode ser utilizada nas áreas de saúde ou educação para tratamento de diversas deficiências físicas, ou intelectuais. A técnica é praticada desde 1967 nos Estados Unidos, e veio para o Brasil em 1989 através da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE – Brasil), que é uma entidade civil sem fins lucrativos.
De acordo com Sabrina Breslau, fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Equoterapia de Bauru, os benefícios desse método terapêutico são diversos. “A equoterapia tem como os principais benefícios a melhora da coordenação motora, a melhora da autoestima, a melhora do equilíbrio físico e emocional, melhora a capacidade de pensamento, de memória, de raciocínio, então são benefícios físicos e psicológicos que a equoterapia traz”, afirma.

(Foto: Maria Eduarda Rocha)
Embora esteja no Brasil há 35 anos, a terapia com cavalos tem ganhado mais visibilidade nos últimos anos. Breslau acredita que esse fato se deve ao surgimento de estudos mais aprofundados em relação à prática.
“Graças aos estudos que tem surgido, a equoterapia com certeza tem ganhado mais visibilidade”, diz a profissional. “Hoje no Brasil já tem uma literatura um pouco mais ampliada do que quando comecei a 24 anos atrás, com bastante autores, muitos ligados a universidades. Nós aqui do Centro de Equoterapia de Bauru temos três livros publicados, de nossa autoria, sempre que possível a gente também está apresentando trabalho em congresso e buscando conhecimento”, complementa.
Localizado na Hípica de Bauru desde 2018, o Centro de Equoterapia de Bauru existe há 17 anos e é afiliado à ANDE. Atende sessões particulares, mas também faz atendimentos gratuitos em parceria com ONGS, como a Wise Madness, uma associação sociocultural que tem como objetivo transmitir, através da arte, uma mensagem de vida positiva à jovens e crianças.
O Centro de Bauru atende uma variedade de deficiências. “Nós temos bastante deficiência de caráter emocional, que nos procuram principalmente depois do pós-covid, nós temos Síndrome de Down, autismo, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico, Parkinson, distúrbio de aprendizagem, dislexia”, conta a fisioterapeuta.
Para poder oferecer um tratamento de qualidade a todos seus pacientes, o centro conta com uma equipe variada. “Aqui nós trabalhamos com uma equipe interdisciplinar, então nem sempre o paciente ou a família consegue identificar, quem é o fisioterapeuta, o psicólogo, o pedagogo, o terapeuta ocupacional. Então o paciente passa por uma avaliação, depois é feito o plano de atendimento, a equipe faz o planejamento e cada atendimento é personalizado conforme a patologia e o paciente”, explica a coordenadora.

Mesmo com tantos estudos em relação à equoterapia, com a diversidade de tratamentos que podem ser feitos e com a abrangência de profissionais englobados, esse método terapêutico ainda é pouco conhecido e adotado. De acordo com Sabrina a população, incluindo a de Bauru e região, carece de informações sobre esse tratamento e sobre os centros, que estão sempre abertos para receberem visitas e tirar dúvidas. Para entrar em contato com a equipe do Centro de Equoterapia de Bauru, basta acessar sua página no Instagram e mandar mensagem no WhatsApp disponível.
Serviço:
Instagram: @centrodeequoterapiabauru
Local: Av. José Henrique Ferras, 7-15, Jd Ferraz, Bauru (Hípica de Bauru)
WhatsApp: 14 997457576
