Com mais de 327 mil seguidores no Facebook, a página Central da Notícia é uma das principais fontes de informação da região

Por Gabriel Batista

O jornal Central da Notícia é destaque no meio midiático da cidade de Jaú e região. Por meio de sua cobertura de notícias, eventos e acontecimentos, consegue se comunicar de maneira ágil e simples, principalmente pelas redes sociais.

Criada em julho de 2015, pelo jornalista Rodrigo Boni, a página já se iniciou de maneira relevante, pois Rodrigo postava notícias em seu perfil pessoal, onde havia um público interessado nas notícias da região. Ele conta que foi por influência de Luiz Andretto (dono do “Tem Coisas Que Só Acontecem Em Jaú-SP”, outra página muito relevante da região) que resolveu criar a página. “O Luizinho Andretto, que é dono do Tem Coisas, sugeriu a criação da página. Em julho de 2015 ela foi criada, por conta dessa procura das pessoas em aparecerem na internet, não só as matérias, mas as publicidades”

Hoje, com mais de 327 mil seguidores no Facebook, a página é uma das principais fontes de notícias da região. Seu fundador acredita que um fator determinante para a relevância seja justamente a maneira rápida com que a página consegue transmitir os acontecimentos. ” O que eu considero determinante para que a página continue influente é sempre dar a notícia de maneira curta e grossa, rápida e rasteira, sem enrolação, tanto em uma live quanto em uma publicação”

Sobre o sucesso obtido nas redes, Boni demonstra preocupação. “Eu fico feliz pelo sucesso, por as pessoas acreditarem, confiarem, repercutirem as notícias, mas eu vejo com preocupação pois há muita gente candidato a jornalista. Eu sou jornalista formado, de todas as páginas que Jaú tem, incluindo o que eu chamo de sub páginas, ninguém é jornalista formado, só eu. Então eu vejo com preocupação em relação a essas pessoas aventureiras, que acabam atrapalhando relações comerciais e tudo mais. Não é legal ser a página mais vista, eu preferiria ser o segundo na audiência, digamos assim”.

A linguagem da página, que usa um discurso direto, é o que a diferência das mídias tradicionais. O jornalista acredita que esse também tenha sido um grande mérito. “Eu me vejo como só mais uma pessoa normal, a diferênça é que eu estou falando com todo mundo. Essa coisa meio próxima, íntima, não falar no plural, eu falo com você que está vendo, e as pessoas se sentem representadas. Eu tento sempre usar o singular, porque estou falando com uma pessoa, com quem está assistindo, pode ser que esse seja um dos méritos, um dos diferenciais da central”.

Imagem: Facebook Central da Notícia

Agora, o jornal se prepara para o grande acontecimento do ano, as eleições municipais. Na última eleição nacional, o site foi o único a receber os candidatos a deputado estadual de Jáu e região em seu estúdio para ouvir as propostas.

Sobre as eleições desse ano, Rodrigo diz que fará uma cobertura integral. ” Esse ano a gente vai dar cobertura 100% da eleição de Jaú, afinal de contas a base da Central é Jaú, e também vamos continuar acompanhando as 11 cidades da nossa micro região que notíciamos sempre que algo relevante acontece”.

Com relação ao posicionamento político, ele diz que página não toma partido. “Mas eu dou opiniões, ontem mesmo critiquei o governo a respeito de um assunto que pra mim era importante. Nunca me vi opinando a favor do prefeito contra outras pessoas, já cutuquei ex-prefeitos que deixaram a cidade jogada às traças. Já falei coisa que foi prometida há 30 anos e só agora acontece, mas é a realidade, não é puxação de saco nem nada, é fato”, conclui.

Deixe um comentário