26a edição do evento vai até 21 de abril, com mostra competitiva no Teatro Polytheama e apresentações em palcos espalhados pela cidade
por Filipe Nascimento Gomes

Teve início na última sexta-feira, 05, a 26a edição do Festival de dança Enredança, em Jundiaí. Promovido pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Cultura, a edição deste ano conta com uma programação repleta de apresentações em diferentes locais da cidade, como o Teatro Polytheama e a Sala Glória Rocha, do Centro das Artes.
O festival proporciona ao público em geral acesso gratuito às inúmeras atrações e também incentiva as diferentes manifestações artísticas e culturais no meio da dança. Neste ano, mais de 1100 dançarinos, de 21 municípios diferentes, irão se apresentar ao longo dos 17 dias de evento.
Em entrevista, o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, explica que o festival tem por objetivo principal “valorizar a dança, fomentar a divulgação do trabalho das escolas, academias e grupos locais, bem como permitir o intercâmbio de propostas e soluções coreográficas”.

Atualmente, o evento é considerado um dos principais festivais nacionais de dança e a preparação de cada edição do festival é fruto do trabalho conjunto da Unidade de Gestão de Cultura com a Câmara Setorial da Dança, do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
“Quando analisamos a realização da edição anterior do festival, identificamos os pontos positivos e refletimos acerca das eventuais mudanças necessárias. Uma vez definido conjuntamente o formato desejado para a edição seguinte, vem o processo de elaboração e lançamento do edital de credenciamento dos bailarinos coreografias. Em seguida, é realizada a divulgação das inscrições e, quando a programação está formada, divulgamos também as apresentações gratuitas para que o público possa prestigiar e assistir”, conta Marcelo.
A bailarina e professora de dança pela academia Dance Company, Amanda Rabesco, relata sobre sua experiência de se apresentar no Teatro Polythema e sobre as edições anteriores do Enredança.
“O sentimento de me apresentar no Polytheama é de alegria misturada com um pouco da sensação de nostalgia de quando era pequena e fiz minha primeira apresentação lá. É uma emoção gigante se apresentar para diferentes públicos, sempre em cada apresentação da Dance Company, tem novas pessoas descobrindo o que é a dança e o que é a Arte”, disse.
Ela também conta que o festival vem ganhando destaque no cenário nacional. “Em relação a outras competições do Brasil todo, o Enredança tem ganhado muita força de uns anos para cá. Cada vez mais expandindo, criando novas tendências, modalidades para competição, entre tantas outras coisas”, afirmou.
O Festival Enredança inclui uma mostra competitiva das diferentes modalidades da dança,como Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico, Contemporâneo, Dança Esportiva, Dança de Salão, Danças Populares e Folclóricas, Dança Urbana, Jazz e Sapateado Americano. Todas as modalidades são divididas por faixa etária, desde a categoria Infantil (de seis a oito anos) até a categoria 40+, destinada às pessoas com mais de 40 anos. Além disso, há também uma mostra paralela, com apresentações em palcos espalhados pela cidade.
Presença confirmada no evento, a renomada bailarina Ana Botafogo participará de atividades formativas abertas ao público e também será avaliadora na mostra competitiva.

Todas as informações sobre a programação podem ser conferidas no site oficial do Festival: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/enredanca/.
