Estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido o sucesso no controle dos casos de dengue em Balbinos (SP). A prevenção tornou-se a arma do município contra as arboviroses.

Por Juliana Ferreira Campos Giacon

Enquanto o Brasil luta contra a dengue, uma pequena cidade do interior de São Paulo apresenta um evidente controle dos casos confirmados da doença. O município é Balbinos, que, segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2022, possui 3.887 habitantes e se destaca pela gestão epidêmica efetiva feita através do trabalho de prevenção.

Em comparação ao ano anterior, no qual foram confirmados 50 casos e um óbito, os quatro primeiros meses desse ano contabilizam 5 casos e nenhuma morte. Desses, um apenas adquirido na cidade, os demais foram importados de outras localidades. A enfermeira em Estratégia da Família, Letícia Assis, explica que “essa evidente diminuição de casos, só foi possível pelo trabalho estratégico de prevenção, realizado pelo Controle de Vetores local em parceria com a Estratégia de Saúde da Família e Centro de Saúde do município”.

O plano de enfrentamento contou com rápida tomada de decisão, de acordo com a enfermeira, “após convocação dos profissionais de saúde para orientação na câmara municipal, foi iniciada as atividades educativas de panfletagem, carro de som, palestras nas escolas, visitas domiciliar feitas pelos agentes de saúde para orientação da população e o dia D para o combate da doença”.

 “Além disso, foi feito o trabalho prático diante dos casos que surgiam, já no início dos suspeitos era feita a busca ativa, o BCC (bloqueio contra criadouros), nebulização para eliminação dos mosquitos adultos”.

As atividades preventivas de enfrentamento continuam, Letícia ainda salienta que “aos finais de ano é feito encerramento das ações com passeio ciclísticos que incluem premiações de incentivo”.

A doença transmitida pelo Aedes aegypti tem comportamento sazonal, o período do ano com maior proliferação do mosquito é justamente os meses mais chuvosos de cada região, cujos fatores climáticos são favoráveis.

Sintomas

Sintomas de alerta: febre alta, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, vômito persistente, dores abdominais, podendo ainda apresentar sangramento nasal, da gengiva ou urina. Em casos de sintomas ou sinais, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde de referência.

Prevenção

A melhor forma de evitar a doença é eliminando os possíveis criadouros do mosquito. Algumas dicas incluem a manutenção e limpeza de casas, quintais e terrenos baldios, eliminando a água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso, recipientes pequenos, como tampas de garrafas, além da realização de limpeza periódica das calhas e vedação das caixas d’agua.

Deixe um comentário