Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil já passou dos mais de dois milhões de casos confirmados da doença

Por Elisa Brassoroto

O mosquito Aedes albopictus

Secretária de Saúde de Bauru expõe planos para a prevenção ao vírus

A epidemia de dengue é um assunto recorrente nos jornais. Entretanto, o aumento de casos chama a atenção  para o assunto. Na cidade de Bauru, interior paulista, o aumento de diagnósticos tem preocupado a população e a secretária de saúde local.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, aparecendo em sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil já passou dos mais de dois milhões de casos confirmados da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Bauru, a principal medida para prevenção é não deixar o mosquito se desenvolver. Diante desse cenário, é fundamental conhecer os principais focos de dengue e saber como eliminá-los. Os locais de risco são aqueles onde se pode ter acúmulo de água, tais como vasos de plantas, ralos e pias, caixas d’água e piscinas descobertas sem o tratamento adequado.

Os impactos na cidade e na saúde em geral são em função da infecção por dengue de muitas pessoas em curto espaço de tempo, resultando em grande procura aos serviços de saúde, públicos e privados.

            A doença já é conhecida da secretaria de Saúde da cidade, que afirma ter projetos de prevenção contra o vírus. O vigilante ambiental da cidade, Daniel Tarcinalli explica que a cidade vive um aumento de casos. “Estamos utilizando todo o efetivo nas ações de bloqueio da doença, inclusive com uso de produtos inseticidas. Desde o início do ano mensalmente desenvolvemos ações de remoção de criadouros e nesse mês de Abril realizaremos o projeto Cidade Limpa, um mutirão de limpeza que atingirá a cidade toda a partir de sábado (13) de abril”.

Daniel também reforça a parceria com a secretária de educação, visando a prevenção e conhecimento nos ambientes de ensino em relação ao vírus: “As ações de Educação em Saúde estão curso em escolas, universidades, indústria, comércio e em prédios públicos. Todo as as atividades em curso estão descritas nas normas do Ministério da Saúde”.

Bauru conta com um “Plano Municipal de Contingência de Arboviroses”cujo objetivo é combater as doenças transmitidas por mosquitos, tais como dengue, chikungunya e zika. O plano conta com gestão de emergências, planos de ações e metas, além de monitoramento efetivo dos casos diagnosticados.

Em qualquer situação, o vírus é assunto sério, que necessita prevenção e conhecimento, algo que, segundo Daniel, o município se propõe a tratar com a devida atenção.

Deixe um comentário