PoR LUCAS BARBOSA

A população bauruense ficou em festa neste domingo (07). O Noroeste, nos pênaltis, venceu a equipe da Portuguesa Santista na casa do adversário. Após dois jogos complicados, a classificação não apenas leva o time a uma final de campeonato, mas também ao acesso para a elite paulista, o que não acontecia desde 2011.

O segundo jogo foi relativamente parecido com o primeiro. As duas equipes se analisando a todo tempo, entretanto o Norusca novamente assumiu as rédeas do jogo, atacando mais durante a partida, principalmente pelas laterais com PK sendo o principal armador da equipe. Ainda assim, a Portuguesa Santista conseguiu segurar defensivamente o rápido ataque noroestino deixando assim o resultado do primeiro tempo em 0x0.

No segundo tempo, o Noroeste voltou ao campo com outra mentalidade, conseguindo atacar mais e chegando mais incisivo ao gol, e aos 19 minutos do segundo tempo, o artilheiro do paulista A2 Carlão foi derrubado na área, Pedro Felipe cobrou e marcou o gol deslocando o goleiro Wagner Corradin, abrindo o placar para a equipe Bauruense.

O gol motivou o Noroeste a continuar no ataque, mas numa bola parada o zagueiro Vavá numa confusão dentro da área consegue marcar o gol de empate da Portuguesa aos 32 do segundo tempo, após disso o jogo ficou mais truncado entre as equipes, com chances fracas de gol, só sobrando para ambos a disputa por penalidades.

As duas equipes nos primeiros chutes foram bem, descolando os goleiros e deixando tudo empatado até a quarta cobrança da Briosa, onde Caique chuta fraco e Reinaldo consegue a defesa no canto direito, e na quinta e última cobrança ficou para Franco a tentativa de empatar as cobranças de pênaltis. Entretanto, também cobra mal, e a bola rebate na trave e não entra, deixando a torcida bauruense no estádio Ulrico Mursa em delírio, com a tão sonhada classificação.

Fotos: Fernanda Luz/Ag. Paulistão

Em pequena entrevista, Douglas Willian, repórter do Jornal da Cidade, que cobriu a grande parte dos jogos do Noroeste no Alfredo de Castilho fala sobre esse acesso. “O Noroeste se classifica na última vaga na fase de grupos, e chegou para o mata-mata como “desacreditado”, esse acesso e essa classificação não podem se tornar soberba para essa final, mas a gestão de elenco que o Moisés Egert consegue ter sobre o elenco é muito ativa, o primeiro jogo sendo em casa traz uma confiança para os jogadores, então a vitória é uma possibilidade grande”.

Questionado também sobre o calendário de 2024, Douglas vê como possível um título na Copa Paulista. “As perspectivas para o resto do ano são ótimas, em anos anteriores tivemos boas primeiras fases, mas não fomos tão bem no mata-mata, entretanto a equipe desse ano é muito boa e a comissão técnica muito qualificada, é um time que mesmo em casa ou fora de casa demonstra as mesmas características de jogo”.

Por fim, Douglas falou sobre o sentimento de ver o Noroeste de volta à elite paulista. Para ele, “é um sentimento único né, é a primeira vez que acompanho um acesso do Norusca para a série A1, ver o time da minha cidade na elite do Paulistão, enfrentando grandes equipes, é incrível, é um lugar que o Noroeste nunca deveria ter saído, a cidade merece isso, e o Noroeste também”.

O primeiro jogo da final do Paulistão A2 entre Noroeste e Velo Clube será nesta quarta-feira (10) às 18:30 no Estádio Alfredo de Castilho, e o segundo jogo será em Rio Claro no sábado dia 13 às 15:10, todos os dois jogos terão transmissão no canal Camisa 21 no Youtube, além do Canal do Paulistão também no Youtube.

Deixe um comentário