Por Letícia santos

Aconteceu durante a tarde de hoje, 9, a primeira rodada de negócios com a rede gastronômica de Sorocaba. O objetivo do evento foi reunir os empreendedores do setor para ouvir as demandas a fim de uma intervenção do poder público.

Durante a manhã desta terça-feira, 9, empresários do ramo gastronômico e representantes da prefeitura de Sorocaba se reuniram na Universidade do Trabalhador (Uniten) para discutir problemas e soluções no setor de comida da cidade.

“O intuito inicial é entender as dores e os males do setor gastronômico da cidade de Sorocaba. Entender o que vocês sentem dificuldade que o poder público pode ajudar para contornar”, diz Sergio Chagas, chefe da Seção de Atendimento a Incentivos Fiscais. Chagas ainda salienta a eficiência dessa iniciativa no setor hoteleiro que, devido a uma crise de ausências de camareiras, foi amparado pela Prefeitura e, atualmente, segue com problemas sanados.

As reivindicações foram iniciadas pelo representante do Café com Gato, Nicolas Correia, que reportou sentir falta de uma aproximação entre potenciais investidores e os empreendedores. Em seguida, houve discussões a respeito da situação dos jovens aprendizes de Sorocaba. Foi citado a dificuldade dos estudantes em conseguir conciliar a jornada de trabalho com a escolar.

Além disso, foi discutido o problema com transportes públicos que dificulta que os trabalhadores assumam cargos noturnos nos restaurantes locais. “Já perdi funcionários extremamente qualificados para dar espaço aos que moram perto da minha lanchonete”, diz um dos empresários. Também houve a pauta do despreparo de muitos donos de restaurantes em lidar com funcionários e burocracias.

Todas as demandas foram registradas pelos representantes públicos e serão encaminhadas para serem solucionadas.

A reunião contou ainda com dois representantes do ramo de cervejarias que relataram uma visão positiva da atual gerência pública devido ao sancionamento de uma lei municipal que permite a venda de bebidas alcoólicas por food trucks durante eventos públicos. Como agradecimento, Chagas compartilhou um projeto público de uma “Rota da Cerveja”, semelhante à Rota do Vinho de São Roque, devido ao crescimento de Sorocaba como um polo cervejeiro.

O secretário salientou que o turismo é o principal responsável pelo desenvolvimento do setor, sendo de extrema importância o incentivo ao turismo na região.

Para Paulo Henrique, secretário do desenvolvimento econômico de Sorocaba, a cidade vem crescendo cada vez mais, principalmente no setor industrial. Durante seu discurso, Paulo responsabilizou e parabenizou os representantes do setor gastronômico por uma grande parcela do PIB local. “Vocês fazem parte do desenvolvimento”, finalizou Paulo.

A reunião teve cerca de duas horas de duração e contou com a participação de 25 empreendedores e 6 funcionários públicos. A próxima edição deverá ocorrer em três meses.

Deixe um comentário