por Gustavo rodrigues

No final do mês de fevereiro deste ano, o município de Oriente, no interior de São Paulo, recebeu um prêmio de fluência leitora por seu desempenho na alfabetização infantil durante o evento de lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado na capital do estado no dia 20.

No ano anterior, 2023, a Secretaria do Estado da Educação implementou na rede do estado a Avaliação de Fluência Leitora, a qual é realizada em duas edições, uma no meio (junho e julho) e outra no final do ano (dezembro). O objetivo é observar e encontrar eficiências e deficiências no âmbito educacional, além de acompanhar a evolução do desempenho de uma edição para a outra, para sempre melhorar o setor.

O estado premiou 120 cidades que foram destaque na Avaliação. As cidades são divididas em categorias diferentes, de acordo com seu porte e número de habitantes. Durante o processo, é avaliado o desempenho individual do aluno em leitura e compreensão, bem como o desempenho da unidade escolar municipal.

Para o município de Oriente, o recebimento do prêmio é de extrema relevância, pois possui baixos números de habitantes e território. Sobretudo ao se evidenciar os esforços dos profissionais do setor juntamente com os investimentos injetados na área educacional do município, que, agora, notou-se resultados positivos ao se destacar na apresentação de uma grande evolução no desempenho da primeira para a segunda avaliação.

O secretário da educação do município, Leonardo Marques Tezza, afirmou que a situação da alfabetização evoluiu bastante durante o período de avaliação. “Não fomos muito bem na classificação da primeira avaliação, então, fizemos toda uma mobilização com a rede para que os alunos pudessem avançar, não pela questão de ser bem classificado, mas sim para melhorar a aprendizagem das crianças”, contou ele.

Sobre o prêmio, “é um prêmio mais simbólico, referente ao programa Fluência Leitora, mas que mostra que foi feito um trabalho de intensificação na alfabetização, realizado pelos professores em trabalho conjunto com os pais das crianças”, disse Leonardo.

Além disso, o secretário ainda menciona a importância da alfabetização e a continuidade do exercício deste trabalho com as crianças. “O prêmio é uma grande conquista para a cidade e para o corpo educacional, mas a alfabetização é uma atividade que precisa ser realizada continuamente o ano todo”, complementou.

Deixe um comentário