Por livia maria borgia

Pintura, troca de forro, melhorias na parte elétrica, ampliação do pátio. Essas são algumas das mudanças realizadas pela obra de revitalização da Estação Sorocabana, em Agudos.

Segundo o portal de notícias da Prefeitura de Agudos, a revitalização teve início no segundo semestre de 2023 e o termino vai ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024. A obra contou com financiamento do governo estadual, no valor de R$ 615.073,96, através do MIT (Município de Interesse Turístico) e R$ 147.055,47 de recursos próprios da administração municipal.

O projeto foi aprovado em 2021 pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), tendo a participação dos representantes de diversos setores da sociedade agudense, como industrial, cultural, hotelaria e alimentação.

O secretário de Turismo e Planejamento, Welinton Barros, explica que houve críticas de alguns moradores locais sobre a nova pintura externa de cinza, que substituiu o amarelo. “A cor amarela não era a original, ela já era de outra cor”.

A gestão afirma que as mudanças foram somente as necessárias, melhorando espaços mais antigos – incluindo a construção de uma rampa com corrimão para acessibilidade – e restaurando objetos, como o bebedouro de cavalos, placa com logo da estação e vestimenta dos antigos funcionários.

O prédio, localizado no centro de Agudos, é um local histórico construído em 1903 para a circulação de trens da região. Através dele, ocorreu um fluxo de viajantes e novos moradores. Atualmente, é sede da Secretaria de Turismo e Planejamento, o setor de comunicação da prefeitura e sala de reuniões do Comtur.

Estação Sorocabana de Agudos

Além disso, ao lado da estação, tem uma praça com um palco que também passou por mudanças. “A praça era totalmente apagada e virou até ponto de droga”, pontua o secretário de Turismo e Planejamento. Com a obra, foram inseridos 10 novos postes fotovoltaicos de luz led.

O objetivo da Prefeitura Municipal é abrir a Estação Sorocabana para o público, com visitas escolares, incluindo a parceria entre a gestão atual e as escolas de rede pública com o projeto “Turismo Pedagógico” (com visitas já agendadas para agosto de 2024), promover a ação “Estação Cultural” com apresentações temáticas, disponibilizar um local apropriado para a realização de feiras que já aconteciam na estação, mas que foram realocadas por conta de dificuldades. “O espaço é da sociedade, aberto para todos”, conclui Welinton.

Deixe um comentário