Por Bianca Costa
Na noite do último sábado (30) foi realizado pela Setur (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico) o evento cultural “Passa Quatro Canta”, no sul de Minas Gerais.
O evento, que acontece oficialmente desde 2009, promove a interação cultural dos artistas da cidade, que se apresentam, promovendo além da democratização da cultura, o turismo no município. A cada edição, é homenageado um músico brasileiro que marcou sua época. O escolhido para 2024 foi Raul Seixas, conhecido como “Pai do Rock Brasileiro”.

Corredores do projeto “Corrida Toca Raul” na linha de largada.
A homenagem ao artista começou de uma maneira inédita nesta edição, com a participação do projeto “Corrida Toca Raul”, que organiza corridas em tributo ao cantor. O ato reuniu 240 corredores, concorrendo a 14 categorias masculinas e femininas, incentivando o esporte na região.
O festival musical foi realizado na praça pública “Jardim dos Leões”, no centro de Passa Quatro, e após uma introdução sobre a vida e trajetória musical de Raul, contou com a participação de 19 músicos da região que deram vida aos maiores sucessos do também conhecido como “Maluco beleza”. Em paralelo ao evento principal, foi disponibilizado um espaço destinado a vendas de artesanato e comidas, com bares e restaurantes locais, estimulando o comércio do município.

Artistas locais cantam os maiores sucessos de Raul Seixas.
fotos por cláudia motta.
Segundo Erica Ferreira Rodrigues, atual Secretária da Cultura no município, o “Passa Quatro Canta” é um festival registrado como patrimônio histórico e cultural da cidade e peça fundamental no calendário oficial.
Além de impulsionar o turismo, serve também como grande incentivo e oportunidade para os músicos locais, uma vez que 85% dos artistas nunca haviam tido a experiência de se apresentarem em palco. Erica afirma que Passa Quatro possui “uma veia pulsante musical”, devido ao grande número de artistas no município e acrescenta ainda que a cada ano surgem novos talentos interessados em participar dos shows.
Relembrando o início do evento, Fátima Carneiro, antiga Técnica da Secretaria e uma das fundadoras do evento, revela que tudo começou com a morte do compositor Dorival Caymmi, grande nome da música popular brasileira, que despertou o desejo na prefeitura e nos artistas municipais de homenageá-lo.
Fátima acrescenta que devido à grande riqueza de cultura musical presente nas Terras da Mantiqueira, a primeira edição do Passa Quatro Canta foi um sucesso de crítica e público, evoluindo de uma simples homenagem para uma oportunidade de democratizar a arte, apresentando à população obras de cantores e compositores que muitos não teriam acesso.
A cidade de Passa Quatro é um berço cultural que se reinventa ao longo das décadas. Através do incentivo à arte, nasce a possibilidade de novos artistas se expressarem e mais visibilidade para o município, gerando um elo entre a cultura, o turismo e a população local. O “Passa Quatro Canta” representa essa oportunidade e contribui para que a valorização da cultura se perpetue por gerações nas terras do sul de Minas Gerais.
