Pesquisa revela que o crescimento no consumo ocorre devido ao aumento do interesse dos homens por cuidados com a pele e higiene pessoal

Por Daniel Souza

O mercado de beleza, conhecido por movimentar bilhões anualmente, tem aumentado o número de consumidores homens, indicando uma mudança no comportamento masculino com relação ao autocuidado e estética pessoal.

Antes visto como um título usado por homens seletos que se cuidavam, o termo metrossexual se encontra em desuso hoje em dia. Isso pode ser explicado pela naturalização dos cuidados estéticos para os homens entre a nova geração. Cuidar de si não é mais “coisa de mulher” e os homens estão cada vez mais antenados nas mudanças.

Segundo relatório elaborado pela Research and Markets sobre o mercado de cuidados pessoais masculinos, é previsto que até 2030 o lucro anual alcance a marca de aproximadamente 3 trilhões de reais. A pesquisa também revela que o crescimento no consumo ocorre devido ao aumento do interesse dos homens por cuidados com a pele e higiene pessoal.

Homem fazendo limpeza de pele. (Foto: Freepik)

O ato de se embelezar, antes restrito ao corte de cabelo e barba, hoje abrange uma gama de serviços oferecidos aos homens nas barbearias como limpeza de sobrancelha, limpeza de pele, depilação, tingimento de cabelo, manicure, entre outros, antes restrito às mulheres.

Silvia Ribeiro, 58, técnica de enfermagem, comenta sobre a mudança que vem ocorrendo entre os homens, que cada vez mais buscam cuidar do seu visual e traz uma opinião positiva. “A evolução é ótima. É muito bom se cuidar, reflete na autoestima e na beleza”.

Odair Santos, 50, trabalha com comunicação visual e comenta que começou a se cuidar há pouco tempo e que isso não torna um homem menos masculino. “Se cuidar é um sinal de beleza, quanto mais você se arruma, melhor você fica. Se você se sentir bem com si próprio, você fica bem em qualquer lugar”.

A busca por intervenções cirúrgicas estéticas para homens também aumentou, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em que houve um aumento de 5% para 30% em cinco anos.

Entre os procedimentos se destacam a rinoplastia, a lipoaspiração e a ginecomastia (redução das mamas), indicando que o homem moderno não apenas se cuida, mas busca alcançar um padrão.

Deixe um comentário