Renato Augusto tem temporada complicada e vive impasse em renovação com o Corinthians

  • Por Vinícios Cotrim

Atual camisa 8 do Corinthians, Renato Augusto vive um momento complicado na carreira, onde já está em decadência física e, consequentemente, acaba sofrendo com diversas lesões. Por conta disso, ele vive um impasse na renovação de contrato com o clube do Parque São Jorge, com quem tem vínculo apenas até o fim de 2023.

Com uma certa idolatria por parte da torcida, muitos torcedores também acabam se dividindo nas opiniões sobre a extensão do contrato. Uns argumentam que ele não possui mais condições de defender o clube, pelos problemas já citados, outros alegam que, pela sua ‘genialidade’, ele merece um contrato por mais um ano e que ajudaria o clube na reformulação que deve acontecer no ano que vem.

Mesmo em um ano complicado, onde ele perdeu algumas decisões do Corinthians por conta de lesões, ele terminará a temporada com 45 jogos feitos, número considerado ‘ok’ nas grandes ligas do mundo. Além disso, o aproveitamento do Timão com ele em campo é discrepante quando o meia não está disponível.

Renato foi decisivo em alguns jogos, mas perdeu muitos outros. Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

“Ele é muito diferente e agrega muito quando está em campo. É verdade que ele vem sofrendo com lesões, mas quando está disponível ajuda o time da melhor forma possível. Por isso eu acho que deveria renovar, porque todo time precisa de um ‘cérebro’ no meio-campo e ele é isso. Ele também já sabe como é jogar pelo Corinthians, o que acho importante”, opinou Pedro Victor, torcedor do Timão.

Mesmo com poucos títulos conquistados com a camisa do clube, apenas três, ele conseguiu atingir o coração da Fiel por sua dedicação dentro de campo e futebol apresentado, algo que fez falta nos últimos anos. Em seu retorno, no ano de 2021, ele recusou diversas propostas melhores para atuar pelo Timão, o que o fez subir no conceito da torcida também.

“O Renato voltou ao clube quando ninguém mais queria voltar. Depois que ele foi contratado, diversos nomes chegaram, como William, Róger Guedes e Paulinho, o que mudou o patamar do time naquela época. Mesmo assim, acho que sem ele dificilmente isso aconteceria”, completou Pedro.

Mesmo com todos esses atributos, uma parte da torcida alega que não existem condições do jogador continuar no clube. “Ele se lesiona muito e, muitas vezes, deixa o Corinthians na mão. Quase ninguém lembra, mas em 2022 ele não conseguiu jogar a primeira partida das quartas de final da Libertadores, prejudicando o clube e colaborando para a eliminação. Quase nunca consegue jogar os 90 minutos também”, disse Lorenzo Oliveira, opositor à renovação.

E realmente, no Brasileirão deste ano ele possui 24 jogos de 38 possíveis, com uma minutagem média de 54 minutos, ou seja, normalmente sai no início do segundo tempo. Quando o Timão não está vencendo o jogo, isso acaba complicando a vida do time, que depende muito de suas jogadas.

O camisa 8 tem problemas constantes com lesão. Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Ele ajuda muito quando está em campo, mas ficar tanto fora é um problema. Não dá para pagar quase R$ 1 milhão para um jogador que joga apenas metade das partidas feitas do clube no ano. Mesmo com ele sendo bom na criação de jogadas, acaba pecando na parte defensiva, algo que é imprescindível no futebol atual”, complementou Lorenzo.

Renato Augusto segue afirmando que não foi procurado pela diretoria para renovar seu contrato. A decisão de uma extensão deve ser iniciada após uma conversa da comissão técnica com a próxima gestão, comandada por Augusto Melo, que ainda não tomou posse do clube.

Além do camisa 8, outros nomes como Gil, Giuliano, Maycon, Ruan Oliveira, Cantillo e Bruno Méndez também possuem contrato até o fim desta temporada. Até agora, nenhum teve a renovação confirmada. Em caso de saídas, todos estes estarão liberados para assinar de graça com qualquer clube.

Deixe um comentário