No dia 06 de dezembro de 2023, o Palmeiras se sagrou campeão brasileiro pela 12ª vez, mas quem é o principal nome desse time tão vitorioso?

Por Ivan Rossi

(Foto: Cesar Grego/Palmeiras/by Canon)

Com o ponto somado no empate contra o Cruzeiro no Mineirão, a Sociedade Esportiva Palmeiras confirmou o título de campeão Brasileiro de 2023, o bi consecutivo após a conquista de 2022.

O destaque deste ano passa pelo jovem Endrick, de apenas 17 anos, que foi o artilheiro do time no campeonato, mesmo já vendido ao Real Madrid. Para o comentarista e ex-jogador, José Ferreira Neto, “Endrick só não será melhor que Romario”, como comentou em seu programa Donos da Bola.

Um time lotado de jovens promessas, mesclado com a experiência de multicampeões como Weverton e Dudu, foi a receita do Palmeiras para conquistar mais três títulos em 2023, Brasileirão, Paulistão e Supercopa. Porém não é de hoje que a equipe alviverde vem empilhando conquistas.

Após a quase queda para série B em 2014, o time passou por diversas mudanças, que geraram resultados já no ano seguinte, conquistando a Copa do Brasil em cima do Santos. Mas qual o principal nome desses 9 anos vitoriosos da equipe?

Para o torcedor alviverde, Leonardo Ulian, “apesar da importância que tem a gestão do Palmeiras, sem dúvidas o nome a ser citado é o de Dudu”. Eduardo Pereira, mais conhecido como Dudu, está no Palmeiras desde 2015, e com o título de campeão Brasileiro em 2023, se tornou o jogador com mais títulos da história palmeirense.

“Pelo fato de ser o jogador, de ser o principal em termos de futebol, ele se sobressai a qualquer gestão”, comenta Leonardo.

Já para o rival, torcedor do São Paulo, Wallace Ribeiro, o principal nome a ser citado para um Palmeiras tão consistente é o de Abel Ferreira, “ele é um cara inteligente. Porém não se pode deixar de lado todo investimento feito pela Crefisa”.

A empresa Crefisa, representada no alviverde pela presidente Leila Pereira, chegou ao Palmeiras em 2015, também nesse contexto de remontagem para a equipe. Após se tornar o investidor master do time e investir sem medo na contratação de jogadores, a empresa começou a ganhar notoriedade no meio do futebol.

O torcedor Leonardo nos conta que a Crefisa tem sim uma importância muito grande. “Mesmo com todo conflito que a Leila criou com a torcida, não podemos negar a importância, principalmente no início, montando um time praticamente do zero”.

Zé Roberto também é muito lembrado quando se discute sobre essa virada de chave palestrina, sua liderança e discursos para muitos foram essenciais para a recuperação da autoestima do verdão, que estava muito abalada nos últimos anos. A frase “o Palmeiras não é grande, o Palmeiras é gigante” não sai da mente de muitos torcedores.

O nome de Fernando Prass também aparece em muitas bocas quando o assunto vem à mesa. O goleiro, além de jogar a série B com o time em 2013, proporcionou um dos gols que os palmeirenses mais comemoraram na vida, o último gol da disputa de pênalti na final da copa do brasil de 2015. Esse momento é muito lembrado pela narração feita por Cléber Machado, “Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão”, e foi.

Além desses nomes comentados, ainda podemos citar o do presidente Paulo Nobre, para muitos o melhor presidente da história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

A discussão de quem é o responsável poderia durar horas, cada um dos torcedores comentaria um nome, mas no final, quem é o culpado não importa tanto. A Sociedade Esportiva Palmeiras segue cada dia mais vitoriosa, empilhando títulos em sua estante, e mostrando que, de fato, é campeã!

Deixe um comentário