“Já tiraria os outros times da disputa”, diz Guilherme Dias, que vê Botafogo e Palmeiras como favoritos
Por Camila Terra

Com menos de um mês para o fim do campeonato, o Brasileirão Série A 2023 têm uma de suas edições mais acirradas, com seis times com chances matemáticas de serem campeões.
Durante 30 rodadas a liderança esteve com o clube carioca Botafogo, que chegou a abrir 12 pontos de vantagem, porém, após uma queda de rendimento do alvinegro, o Palmeiras assumiu a primeira posição na última rodada.
“Acho que essa queda de produção já estava para acontecer há um tempo, por ser um estilo de jogo que começa a ficar ‘manjado’, mas ninguém imaginou que seria nesse nível. O Bruno Lage até tentou mudar isso, porém pecou gravemente quanto tirou o Tiquinho do time, a partir dali começou a desandar”, analisa Guilherme Dias, estudante de jornalismo e torcedor do Botafogo.
Dias não acredita que o time continuará nessa sequência negativa, atualmente, são seis jogos sem vitória. O torcedor faz uma comparação com o Corinthians de 2017, que viveu uma fase ruim mas se recuperou nas últimas rodadas para consolidar o título, ele aponta que o mesmo poderia ter acontecido caso o Botafogo tivesse vencido contra o Palmeiras ou Grêmio.
Bernardo Lisboa, torcedor gremista, enxerga que a passagem de Bruno Lage foi o que colocou o título do Botafogo a perder por conta de uma vontade de “querer deixar sua marca no time”. Ele vê o Palmeiras como favorito por conta do elenco entrosado e do técnico que “sabe mobilizar seu time em momentos decisivos”.

Dias opina que seria uma vitória “muito fora da curva” do Palmeiras, uma vez que, caso vença os últimos quatro jogos que restam, seriam dez triunfos em onze partidas, algo que ele vê como incomum do ponto de vista estatístico.
“O Botafogo está muito próximo, para mim as porcentagens estão bem parecidas, como se fosse um 52×48. Esse jogo contra o Fortaleza é o que define de fato se o Botafogo vai sair do caminho ou prolongar a sua chance de ser campeão, já tiraria os outros times da disputa”, coloca o botafoguense.
“Se vencer o Galo, voltamos a sonhar”, diz o gremista Lisboa que ainda vê o título como possível, porém para isso, seria necessário vencer as últimas quatro partidas, sendo a primeira delas a mais difícil, em sua opinião, contra o Atlético Mineiro.
