“O principal desafio é se superar, precisa ser o Palmeiras imbatível e forte que já vimos”, analisa Luccas Melo
Por Camila Terra

Na disputa pelo Brasileirão, o Palmeiras conseguiu diminuir a diferença e alcançou a liderança na última rodada. O time comandado por Abel Ferreira é o atual campeão da competição e soma seis vitórias nos últimos sete jogos.
Para atingir a primeira colocação a equipe protagonizou uma “arrancada” com a sequência de vitórias. Para Wallace dos Reis, torcedor do Palmeiras, a virada de chave no campeonato foi o jogo contra o Botafogo no Nilton Santos em que o Alviverde ganhou de virada por 4×3.
Luccas Melo, estudante de jornalismo e torcedor do Palmeiras, aponta dois momentos como essenciais para “acordar” o time na busca pelo título: O 5×0 contra o São Paulo e a virada diante do Botafogo.
“O primeiro elevou totalmente a moral do time, que estava em baixa desde o fim de agosto, e a virada no RJ (Rio de Janeiro) abriu de vez a briga pelo título e fez o Endrick se projetar como o principal nome do time hoje”, explica Melo.

Quanto ao favoritismo, Gabriel Bueno, torcedor do Palmeiras, vê a equipe nessa posição por conta das conquistas nos últimos anos. Ele ressalta que Botafogo e Flamengo são candidatos ao título por terem um jogo a menos e tabelas que são mais tranquilas. Além disso, traz o Fortaleza como peça chave, uma vez que o time nordestino enfrenta Palmeiras e Botafogo nas próximas rodadas.
“Posso dizer que as circunstâncias estão ao nosso favor, levando em conta a sequência favorável, a má fase do Botafogo e a inconsistência de Grêmio e Bragantino. Neste cenário, somos os favoritos”, comenta Reis, que vê como principal desafio o retorno pós Data-fifa, momento em que o time não tem um bom retrospecto.
Bueno concorda com relação à volta dos jogadores de suas seleções, mas também acrescenta a partida contra o Fortaleza no Castelão que, para ele, é a mais complicada. Já Melo acredita que o principal desafio seja se superar.
“Ainda vejo como um time ‘instável’, dado o desempenho nos últimos dois jogos que foram tão opostos. Precisa jogar essas quatro partidas – últimas rodadas – como jogava no ano passado ou até o começo desse ano, ser o Palmeiras imbatível e forte que já vimos”, comenta.

A unanimidade é em torno do principal nome do time: Endrick Felipe. O jovem de apenas 17 anos é o artilheiro do campeonato no mês de novembro com média de um gol por partida. Agora titular e em grande fase desde que protagonizou a virada contra o Botafogo, o jogador será fundamental no fim do torneio.
“É o principal jogador do time hoje e, para mim, está na briga também para o prêmio de melhor jogador do campeonato, a depender do que vai acontecer nesses quatro jogos”, opina Melo.
