José Augusto da Silva Junior, o mineiro formado em medicina, que desde de seus 14 anos tem mergulhado na música e composição
Por Flávia Gracinda

Visceral, emoção muito intensa que surge no mais profundo interior de uma pessoa, algo que não se pode evitar por já estar encarnado dentro de si e que escapa à razão ou à lógica. Este é o nome do segundo EP gospel do cantor José Jr lançado em janeiro de 2023.
José Jr. em 2019 lançou seu primeiro trabalho “Som do Jardim” enquanto participava da escola de missões “Songs Five Global” e desde então ficou conhecido pelas músicas “Amar como você” e “Yeshua”. Em 2020 lançou seu primeiro EP solo, o “Cantigas de Peregrino”.

Em Visceral, seu novo EP, o mineiro traz uma mistura de ritmos dentro do que pode ser considerado calmo, profundo e poético. A primeira faixa é Fora D’água, uma canção marcada pelo dedilhado no violão, seguido de batidas leves que lembram o pulsar do coração, fala sobre a necessidade de se afastar de tudo o que lhe impede de viver com o que acredita ser essencial para a vida. De maneira figurada, o jovem se compara com um peixe fora d’água se debatendo quando se deixa levar pelas coisas que afastam ele de Deus, o que lhe faz sentir sendo apenas uma mistura de pó e água, sem vida. A surpresa fica para o final, como se fosse uma lembrança distante: a música infantil “Peixe Vivo”, da banda Palavra Cantada, surge ao longe e remete à sensação de que ali, naquela época, foi quando ele encontrou o sentido de tudo, a fonte da vida.
Nu é a segunda faixa do EP, marcada pelo som do teclado e fala sobre se aproximar da forma que está, sendo quem é, porque não há motivos para se esconder ou mascarar a sua parte mais feia, pois ele está diante daquele que fez todas as coisas e o viu antes mesmo de sua mãe tê-lo visto. É uma música que se fizessem uma versão daqueles vídeos do TikTok em que o outro lado responde o que é cantado, uma das respostas provavelmente seria: “não há nada que me impeça de te ver como és, se aproxime sem reservas!”.
Laranjeiras é a música que nos leva facilmente a uma tarde de domingo em um sítio ou chácara em que tudo o que vemos é a natureza e tudo o que sentimos é paz. É uma canção com um toque mais apaixonado, onde o cantor pede para que não haja nada entre ele e seu amado: “desembarace os nós, até que fique só nós” e quando a distância começa a se desfazer, ele vai de encontro: “corro pra varanda, a porta está aberta, vem cear comigo”.
Visceral, a canção que leva o nome do EP, fala sobre não conseguir viver sem a presença de Deus em sua vida, é como se sem ela, ele apenas deixasse de existir e existindo seria vazio. É uma versão mais profunda comparada a Fora d’água.

A voz, última música do álbum, tem uma pegada mais blues, fala sobre a necessidade de ouvir a voz de Deus e que o cantor ainda está aprendendo a andar sob direção dela. É a expressão de coragem e fé, onde ele de forma figurada sai do barco por não achá-lo tão seguro como parece ser e anda sobre as águas com Jesus, porque nEle há a segurança.
Por fim, Visceral tem a ver com o que é profundo, íntimo, com o que está enraizado e José Jr. mostra isso de maneira poética, musical e aprofundada, trazendo referências a partes do corpo que não são vistas e às vezes sequer são lembradas, mas que são fundamentais para mantê-lo funcionando, ou seja, ele canta o que sua alma transborda, aquilo que há em seu interior, o que ele tem como importante e acredita ser essencial à vida.
