Por Luiza Mazon
O Fluminense enfrentou diversos desafios até conquistar a Libertadores da América pela primeira vez. A principal razão disso é que o Tricolor Carioca enfrentou cinco times campeões do torneio (River Plate, Argentinos Juniors, Olimpia, Internacional e Boca Juniors). Após terminar o Campeonato Brasileiro de 2022 em terceiro lugar, o Flu conseguiu uma vaga na competição continental.
A equipe caiu no grupo D no sorteio, junto com River Plate, Sporting Cristal e The Strongest. Apesar do início tranquilo, com três vitórias nos primeiros três jogos, o time se sufocou no final. Isso porque o Flu não venceu nenhuma das últimas três partidas e se expôs a um cenário onde todos os times poderiam se classificar na última rodada. Confira o resultado dos jogos na fase de grupos:
O primeiro jogo foi em Lima, no Peru, contra o Sporting Cristal. Apesar das dificuldades de um jogo fora de casa, o Fluminense venceu por 3×1, com dois gols de Cano, um de João Grimaldo e um de Vitor Mendes. O segundo jogo, como citado anteriormente, também foi positivo para o time carioca, que venceu o The Strongest por 1×0 com gol do Nino em pleno Maracanã.
O terceiro jogo marcou uma goleada. O Fluminense enfrentou o River Plate em casa e venceu por 5×1, com hat-trick do Cano, dois gols do Arias e um de Beltrán. Foi a partir disso que a situação ficou complicada para o tricolor. Após esse jogo, o Flu perdeu de 1×0 para o The Strongest na Bolívia.
Apesar do bom desempenho contra o River Plate no primeiro jogo, o Flu perdeu de 2×0 para o time argentino em Buenos Aires. Posteriormente, o clube carioca empatou por 1×1 com o The Strongest no Maracanã.
Mesmo com as complicações, o Fluminense conseguiu avançar às oitavas de final. Nessa fase, enfrentou o Argentinos Juniors, treinado por Gabriel Milito. No jogo de ida, em Buenos Aires, o lateral Marcelo foi expulso após lesionar gravemente um jogador adversário. Apesar disso, o tricolor conseguiu um empate de 1×1 fora de casa, com gol de Samuel Xavier. No Maracanã, o Flu venceu por 2×0 com gols de Samuel Xavier e John Kennedy, e garantiu uma vaga nas quartas de final.
Nessa fase, o time carioca encontrou um velho conhecido. O Olimpia eliminou o Fluminense em 2022 na fase pré-eliminatória e havia acabado de derrubar o Flamengo nas oitavas.O primeiro jogo foi no Maracanã e o Flu venceu por 2×0, com gols de André e Cano. Apesar da decisão fora de casa, o tricolor venceu por 3×1 em pleno Defensores Del Chaco, com dois gols do Cano e um do John Kennedy.
Já a semifinal foi contra uma equipe brasileira. O Fluminense não conseguiu ganhar do Internacional no Maracanã, muito por ter jogado quase 60 minutos com apenas dez jogadores, devido à expulsão de Samuel Xavier. Assim, o placar terminou 2×2, com ambos os gols de Germán Cano. Na volta, o Colorado vencia até os 81 minutos, quando John Kennedy empatou a partida. Aos 87, Cano fez um gol e garantiu a vaga do Flu na final contra o Boca Juniors. Assim, o jogo terminou 2×1 em Porto Alegre.
Sábado, dia 5 de novembro, às 17h, o apito inicial marcou o último jogo dessa longa jornada. O Fluminense iniciou melhor a partida e abriu o placar aos 36 minutos com Germán Cano. Porém, na segunda etapa, o Boca Juniors empatou com Advincula aos 27 minutos. O empate levou o jogo para a prorrogação e, aos 9 minutos, John Kennedy fez o gol do título do Fluminense. Enfim, o tricolor conquistou o tão sonhado posto de campeão da América.
Para Luan Nogueira, torcedor do Fluminense e estudante de engenharia de produção na Unesp, o jogo contra o Internacional foi a grande virada de chave para o título e também o jogo mais impressionante. Isso porque a capacidade de virar um jogo em menos de 10 minutos e quase no final da partida deu muitas esperanças para o torcedor e demonstrou a capacidade que o clube tinha de conquistar o título com muita raça.
