Bernardo Corvino

Aplicativo de vídeos curtos lançado em 2016, que viralizou durante a pandemia, vem cada vez mais ditando as tendências da produção musical

Reprodução / Pexels / CottonBro Studio

O TikTok, plataforma de vídeos curtos famosa pelas dancinhas, já lançou carreira de diversos artistas, como Doja Cat, com o single “Say So” e Lil Nas X, com o hit “Old Town Road”. A partir disso, muito se debate sobre como o aplicativo tem mudado a produção musical.

Segundo pesquisa feita pela companhia de análise de dados musicais MCR Data em 2021, 67% dos usuários do aplicativo são mais prováveis de procurar uma música em um serviço de streaming após ouvi-la no TikTok.

O aplicativo já tem um time global trabalhando com artistas e gravadoras que negocia ofertas com sócios, criando novas formas para o TikTok converter a influência cultural em dinheiro.

Em uma entrevista para o Business Insider, Kristen Bender, vice-presidente sênior de estratégias de inovação digital e desenvolvimento de negócios da Universal Music Group, disse que o TikTok virou uma parte muito importante na narrativa de um artista. “Nossa marca está extremamente apoiada na plataforma”, afirmou.

Para Alekrin, produtor musical de Recife, o aplicativo também mudou a indústria da música. “Elas acabaram ficando mais rápidas e muito mais objetivas. Então, a gente tem introduções menores e menos solos de guitarra. Muitos querem bombar e isso deixa tudo girando em torno desse aplicativo de dancinha, de refrãozinho chiclete. Alguns esquecem a arte para fazer algo que pode viralizar”, comentou.

Reprodução / Arquivo pessoal

Apesar disso, ele não acha que a fórmula do sucesso mudou. “O motivo da música estourar é cair na graça do povo. Eu conheço muita música no estilo TikTok que não chega a virar nada”, diz.

Alekrin também afirma que músicas de funk, brega e pisadinha são mais suscetíveis a virar um hit pelo grau de popularidade dos ritmos e pelo público ser majoritariamente consumidor desses estilos.

“Acredito que o TikTok é como uma estação de rádio: se várias pessoas querem ouvir essa música no aplicativo é sinal de que ela pode ser bem sucedida”, finalizou.

Deixe um comentário