Fugindo do formato tradicional, artistas apostam em fusões do hip-hop com outros estilos musicais

Por Vinícios Cotrim

O ano de 2023 está sendo recheado de projetos de hip-hop, principalmente no quesito musical, com diversos álbuns e EPs de artistas brasileiros e internacionais apostando em estilos diferentes para conquistar novos públicos. Além disso, esses músicos também estão se sentindo mais livres para criar coisas que sempre gostaram, sem se apegar ao padrão imposto pela indústria musical.

Um dos exemplos desse caso de artistas fazerem o que gostam é o de FBC. O rapper mineiro, que já está há muito tempo na cena do rap nacional, colocou na pista, no fim de julho, o álbum “O Amor, O Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta”. A arte une o hip-hop, estilo já utilizado pelo cantor, ao disco, gênero tocado nas discotecas e com bastante presença em músicas populares dos anos 1980.

O último álbum de Fabrício, nome do rapper, conquistou além do seu público fiel, que estava ansioso pela novidade pré-divulgada com os singles “Químico Amor” e “Madrugada Maldita”. Pedro Henrique, consumidor das músicas de FBC, falou sobre o álbum.

“Achei que não gostaria por conta da mudança drástica. Nunca fui muito fã desse tipo de música [disco], mas FBC conseguiu unir muito bem suas características e me fez ficar dias ouvindo o álbum sem parar”, disse o jovem.

Foto: Divulgação

Outra novidade na cena do trap foi a já conhecida união de Kyan e Mu540, rapper e produtor musical, respectivamente. Assim como FBC, os artistas uniram gêneros musicais no EP “UM Quebrada Inteligente”. Os estilos que são mais perceptíveis de compreender são o trap, funk e house, que são em suas essências, gêneros provenientes da periferia.

Essa mudança de estética, inclusive, é um dos fatores para que uma pequena parte dos artistas da cena furassem a “bolha” e se tornassem artistas conhecidos em diversas camadas da sociedade. É o caso de Matuê, no Brasil, e Travis Scott, no âmbito mundial.

Assim como “O Amor, O Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta”, “UM Quebrada Inteligente” atingiu um público além do esperado, levando números absurdos aos criadores dos projetos. Ambos são cotados para serem um dos principais projetos de hip-hop do ano, mesmo que ainda existam muitos álbuns, mixtapes e EPs para saírem do forno.

Deixe um comentário