Equipe, tradicionalmente alvirrubra, escolhe um uniforme
alternativo preto para a disputa da Copa Paulista

Por Bruno Rys Colesanti

Foto: Fernando Vieira Sá/Noroeste

No dia 29 de junho, às vésperas do início da Copa Paulista, o Noroeste e a RR Sports (fornecedora de materiais esportivos do clube) fizeram o lançamento de seu segundo e terceiro uniforme. Com destaque para esse último, que fugiu do tradicional vermelho e branco e foi lançado com a cor predominantemente preta.

Num contexto de seguidos atos racistas cometidos contra jogadores e torcedores brasileiros no meio do futebol, com casos aqui na América do Sul e Europa, o Norusca decidiu lançar seu novo uniforme preto. Entre os detalhes da camisa além da cor diferente, destaca-se um patch em seu centro, onde um punho cerrado aparece dentro do escudo do time bauruense com a frase “Norusca contra o racismo” ao redor.

Na nota de lançamento, o clube apresentou os propósitos da nova camisa, além de apresentar alguns dados do Observatório de Discriminação Racial no Futebol. “Promovendo a campanha contra o racismo, em prol da igualdade humana, o Noroeste substituirá os tradicionais vermelho e branco, em algumas rodadas, vestindo preto na Copa Paulista de 2023. O E.C. Noroeste e a RR Sports, seguem juntos na luta contra o racismo!”

O torcedor João Carlos Araújo aprovou a nova camisa: “Gostei bastante dela. Tanto esteticamente, quanto pelo seu propósito. Um momento em que vários atletas brasileiros estavam sofrendo com racismo no mundo do futebol. A camisa acabou sendo uma ótima mensagem de apoio, ainda mais vindo de um clube que tem o vermelho e branco como suas cores tradicionais.”

Foi uma ideia parecida com a da CBF, que uma semana antes lançou um uniforme especial preto para a seleção brasileira jogar contra Guiné, num amistoso. Nesse caso, a confederação prestava apoio ao atleta Vinicius Jr., que foi alvo de racismo durante partidas do campeonato espanhol, enquanto defendia seu clube.

O uniforme diferente deu sorte tanto para a seleção, quanto para o Norusca, que venceu as duas partidas da Copa Paulista em que usou a nova camisa. 1 a 0 contra o Grêmio Prudente e 2 a 0 contra o Mirassol. O Noroeste, vale ressaltar, já havia jogado de preto uma vez na sua história antes. Em 2021, numa partida de série A3 do Paulistão, o clube venceu o Comercial por 2 a 0. 

Os torcedores podem comprar a camisa na loja física da RR Sports ou no estádio Alfredão em dias de jogos.

Deixe um comentário