Relembre a campanha do São Paulo na Copa do Brasil até o título inédito

Por Luiza Mazon

O tricolor paulista enfrentou diversos desafios até a conseguir levantar a taça da competição pela primeira vez na história do clube.

 A equipe iniciou o torneio na terceira fase e seu primeiro adversário foi o Ituano. Após o empate de 0 a 0 no Morumbi, no jogo de ida, o São Paulo teve que buscar o resultado fora de casa e conseguiu vencer a partida de volta por 1 a 0, garantindo a vaga nas oitavas de final. 

Nessa fase, o São Paulo enfrentou o Sport,  um dos maiores desafios na competição. O clube paulista venceu o jogo de ida por 2 a 0, na Ilha do Retiro, mas perdeu o de volta por 3 a 1 em pleno Morumbi. Esse empate de 3 a 3 no agregado levou a partida para os pênaltis. Nas cobranças, o Tricolor converteu as cinco, enquanto o Sport marcou apenas três e se despediu da Copa do Brasil.

Nas quartas de final, foi a vez do Choque – Rei. Após a realização do sorteio, foi definido que o Tricolor iria enfrentar o Palmeiras. O primeiro jogo foi realizado no Morumbi e a vitória foi do time da casa, por 1 a 0. No jogo de volta, novamente houve um triunfo são paulino, dessa vez por 2 a 1.

O São Paulo estava próximo de disputar uma final da Copa do Brasil após 23 anos, mas antes era preciso enfrentar o Corinthians na semifinal. No jogo de ida, o tricolor saiu derrotado por 2 a 1 no estádio alvinegro. Na volta, com o  Morumbi completamente lotado, o São Paulo venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação para a final do torneio.

O São Paulo e o Flamengo, então, disputaram a tão sonhada final. O jogo de ida foi realizado no Maracanã e a equipe visitante saiu vencedora com o placar de 1 a 0, gol do camisa 9 Jonathan Calleri. No jogo de volta, com 90 minutos marcados pela emoção, o atacante Bruno Henrique marcou para o Mengão, mas a felicidade durou pouco, pois o meia Rodrigo Nestor empatou para o time da casa. Com o empate  de 1 a 1, o tricolor consagrou-se campeão da Copa do Brasil. 

Opinião do torcedor 

Para Lucas Dorna, são paulino e estudante de educação física na Unesp, alguns resultados do tricolor foram impressionantes, tanto positiva quanto negativamente. “O jogo contra o Palmeiras me deixou impressionado de forma positiva, pois em um mata- mata, decidindo o jogo na casa deles [do adversário], nos classificarmos com uma vitória lá, foi muito importante para o restante da competição. E, obviamente, a vitória contra o Flamengo por 1×0 no Maracanã. Já de forma negativa, a derrota pro Sport em casa por 3×1, onde nem o mais pessimista torcedor são paulino imaginaria isso”, comenta ele. 

Ao ser questionado sobre o principal responsável pelo título, a resposta foi o técnico Dorival Júnior. “ (…) ele é um cara muito bom de elenco, conhece os jogadores e tem uma relação muito boa com eles, o que faz toda a diferença nesses momentos decisivos das copas.  Acredito também que as classificações contra os rivais mostraram muito que poderíamos ser campeões em cima do Flamengo”, explica o tricolor.

Para saber mais sobre a final, acesse https://contextojornalismo.com/2023/09/27/nao-falta-mais-nada/

Deixe um comentário