Em pub pertencente à família de Enya, seu irmão faz encontro com fãs da banda Clannad e atualiza sobre a cantora. (Imagem: Sergio, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

No dia 16 de junho, o irmão mais novo da cantora Enya, Bartley Brennan, afirmou que a artista se encontra em seu estúdio gravando um novo álbum. Nenhuma informação adicional foi vazada, mas o nome da cantora voltou à tona e sua carreira foi relembrada nas redes sociais.

Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin, conhecida profissionalmente como Enya, nasceu em Gweedore, na Irlanda, em 1961. É também compositora, produtora e musicista. Começou sua carreira musical em 1980, e se juntou rapidamente à banda de sua família, Clannad, antes de lançar sua carreira solo. Nessas quatro décadas, acumulou mais de 80 milhões de discos vendidos, fazendo dela uma recordista de vendas mundial.

A cantora estreou sua carreira solo com o álbum “Enya”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. Seu segundo álbum de estúdio, Watermark, alavancou a carreira da artista, com 3.8 milhão de vendas, e apresentou uma de suas músicas mais aclamadas até hoje, “Orinoco Flows”. Outros sucessos incluem a faixa “Only Time”, que já acumula 240 milhões de visualizações no Youtube. Enya tem, ao todo, 8 álbuns de estúdio.

Seu estilo musical, apelidado pelos críticos de new age, conquistou milhões de fãs pelo mundo com as referências à natureza, misticidade irlandesa e um som relaxante e etéreo, ainda que ela não goste desse título. “Eu sinto que esse nome foi dado a quaisquer artistas cujos críticos não sabiam como classificá-los. O álbum Watermark é tão diferente, onde você o colocaria numa loja de discos?”, refletiu a cantora em entrevista à The Believer.

Maria Cristina Torres, fã da cantora, acompanhou a sua carreira por mais de 20 anos. “Eu descobri a Enya em 2002. Eu me apaixonei pelo estilo maravilhoso, diferente, que eu nunca tinha escutado até então. Mexeu muito comigo”, contou. A legião de fãs de Enya pode ser atribuída ao fascínio pelo som único da artista, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações.

Maria destaca que Enya tem um valor muito grande na vida dos fãs. “Eu tenho só um CD, o álbum ‘Paint the Sky with Stars’ que eu amei e que comprei, e guardo como se fosse um tesouro”. Ela completa descrevendo a cantora como “um ícone: não conheço alguém como ela”.

A artista também é famosa pela reclusão, e prefere que suas músicas sejam apreciadas e não ela como uma celebridade. Em entrevista, afirmou: “Eu tenho uma vida muito privada. É muito importante para a música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior do que eu. Alguns artistas são maiores que a música”. É devido a essa reclusão que, mesmo com o sucesso estarrecedor de suas músicas, Enya nunca entrou em turnê – preferindo que sua arte falasse por si mesma.

Desde 1997, a cantora mora no castelo Manderley, próximo à capital irlandesa, Dublin. Nas palavras dela, o castelo é “tão escondido que você não sabe que ele sequer existe”. Ela mora sozinha, apenas tendo a companhia de seus gatos e de uma equipe de segurança. Ela também é vizinha de Bono Vox, vocalista do U2.

Castelo Vitória, rebatizado por Enya como Castelo Manderley, localiza-se em Killiney, a doze quilômetros de Dublin, na República da Irlanda. (Imagem: Google Maps)

Segundo a revista The Sun, ela raramente recebe visitas, incluindo de seus familiares, e passa boa tarde de seu tempo em seu estúdio. Ela afirma ser uma artista que compõe lentamente. “Em vez de ir ao estúdio apenas quando eu tenho alguma música – sinto que isso não funcionaria comigo – eu acho importante ir ao estúdio para conviver com as minhas inspirações por um tempo”, completou.

A originalidade e exploração artística de Enya é evidente. Lançado em 2005, o álbum Amarantine, por exemplo, tem algumas faixas cantadas na língua artificial Loxian, desenvolvida pela escritora e letrista Roma Ryan especialmente para a obra.

Maria Cristina avalia, por fim, que “o anonimato em que ela vive, morando num castelo, os clipes dela, sua inovação artística, tudo que a Enya produz é muito lindo e remete a um conto de fadas, é algo extraordinário”. Os fãs continuam a esperar ansiosamente por mais novidades quanto ao 9º álbum de estúdio da cantora.

Deixe um comentário