Por João Pedro Rodrigues

Chega a Bauru no dia 23 de junho o espetáculo “Elis por Ela”, que retrata a vida e trajetória de uma das cantoras mais importantes para a música brasileira: Elis Regina. Além de contar com algumas das canções mais famosas na voz da artista, como “Maria, Maria” e “Como Nossos Pais”, o espetáculo possui uma narrativa antes da apresentação de cada música dizendo como ela foi composta e interpretada por Elis.

Quem interpretará a cantora é Lúcia Bueno, que vem realizando essa apresentação em várias cidades do Brasil, como Dois Córregos, Jaú, e agora Bauru. Ela começou a interpretar Elis aos seus 11 anos de idade, quando passou a participar de festivais de música e chegou até a vencer um.

Na foto, Lúcia interpretando Elis em apresentação na cidade de Brotas (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quando pensei em interpretar alguma cantora, não pensei duas vezes. Tinha que ser Elis Regina. É uma satisfação imensa poder interpretar e mostrar um pouco da arte dessa cantora magnífica”, afirma Lúcia.

Ela conta que sempre teve uma identificação muito forte com a cantora e sempre tratou-a como sua maior inspiração na música.

“Interpretar a Elis nunca é fácil. Ela é uma cantora muito intensa, forte e expressiva. Gosto muito de fazer a Elis porque meu timbre é muito parecido com o dela e sempre me identifiquei muito com o tipo de música que ela interpretava. Para mim, musicalmente falando, ela representa a maior estrela de todos os tempos. É a maior inspiração da minha vida. Interpretar ela é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito prazeroso”.

O espetáculo chega em um momento pós-pandêmico, onde as pessoas ainda não se acostumaram a voltar a frequentar teatros para assistir apresentações musicais. Lúcia conta que esse é um dos principais fatores que a impulsionou a realizar esse espetáculo.

“Eu quero trazer de volta na nossa região esses grandes espetáculos de plateia, que sempre foram muito prazerosos. Queremos resgatar um pouco da cultura musical do nosso país e da nossa região. Meu desejo é que essas pessoas que vão ao espetáculo possam sair de lá maravilhadas e com vontade de voltar. Queremos resgatar que as pessoas deem mais valor pelos espetáculos musicais, pela música popular brasileira, e pela história e cultura do nosso país”.

Elis Regina de Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre (RS). Apelidada carinhosamente como “pimentinha”, Elis mudou a história da música brasileira, com suas interpretações marcantes para cada canção. Ela começou a carreira em 1956, com 11 anos. Teve grande importância durante a ditadura militar, quando se posicionou fortemente contra o regime e interpretou diversas canções que criticavam o período. Ela faleceu no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, em decorrência de uma overdose. Foi considerada pela revista Rolling Stones a voz feminina mais importante do país.

Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira (Foto: Reprodução)

O espetáculo possui 15 músicas e aproximadamente uma hora e meia de duração. A exibição ocorre, de forma gratuita, no dia 23 de junho, às 20h, no Espaço Cultural Vilma dos Santos Costa – INDISCE (Rua Cussy Junior, 11-63).

Deixe um comentário