Influenciadores digitais tendem a ter suas carreiras criticadas constantemente por outras que dizem que estas ganham dinheiro sem esforço, mas seria mesmo essa a verdade?

Por Jhenny Lima

A história mostra grandes influenciadores desde a época em que Alexandre, o grande, governou a Grécia com seus avanços territoriais. Porém, os influenciadores de hoje em dia não são apenas políticos, até um civil comum pode se tornar um “influencer” postando seu conteúdo nas redes sociais. Mas, para se evoluir em qualquer área de trabalho com o público, é necessário criar contato com quem está se comunicando, com os influenciadores não seria diferente.

Ao conversar com Daniella Ferreti, namorada do streamer Scottonauta, e formada em jornalismo, ela comenta sobre as dificuldades iniciais do influenciador dentro do meio. “O começo foi muito difícil porque conforme os amigos dele que começaram juntos foram fazendo sucesso, nas áreas que todos gostavam, mesmo que ele tentasse nessa área não era algo que dava certo, então ele já teve inúmeros canais antes até achar o que o público queria consumir vindo dele, então demorou alguns anos até algo dar certo”, explica.

A criação de um publico fiel que acompanhe o seu conteúdo com frequência se torna necessária para qualquer pessoa que trabalhe no meio digital, mas não é apenas com conteúdos que se cria essa proximidade. A interação com sua comunidade também é importante, tanto para criar uma sensação de pertencimento para as pessoas que os acompanham quanto para absorver as críticas construtivas que podem vir por cima do material apresentado.

“Depois com as lives foi a mesma coisa, conforme conquista o público facilita, porque as vezes não é nem que as pessoas não gostam do conteúdo, mas que elas já tenham quem elas prefiram ver em x assuntos, e você precisa achar algo novo que ainda não tenha sido monopolizado pra conquistar o público do zero, e com o tempo o povo consome praticamente tudo que você tiver vontade”, prossegue Daniella.

Isso mostra como não é qualquer um que consegue ser um influenciador digital, mesmo com a facilidade de acesso as redes sociais, é necessário muito esforço para crescer na área como em qualquer outro emprego, sempre com mantendo uma inovação constante, sem se afastar da base que te transformou em quem você é na área.

Conversando com outras pessoas sobre outros influenciadores, é possível encontrar uma constante no motivo do apego delas sendo não apenas ao conteúdo proposto. “Ele é uma pessoa maravilhosa, completamente incrível. Atencioso, ele é muito de boa vai te responder na moral, supertranquilo. E além de ser engraçado pra caramba”, disse Kayky da Silva Lima, dono da página “todo dia Keller”, sobre streamer Kellerzons.

Ao conversar com Kayky, ele também fala sobre acompanhar Keller desde o início do canal dele e os motivos para ter se mantido terem sido a personalidade do criador de conteúdo e seu carisma.

No fim, não se acompanha um influencer apenas pelo seu conteúdo, mas também por quem a pessoa é e o tipo de, como diz o próprio nome, influência que ela pode dar para você. Kayky vem aos tentando se tornar um criador digital também. “Live na twitch já pensava [em fazer] há bastante tempo, mas para tipo jogar Valorant, essas coisas. Ele foi influência para mim”, diz.

Eles não inspiram apenas os seus fãs, mas também as pessoas do seu convívio diário, mesmo que não pretendam trabalhar na mesma área ou acompanhem o tipo de produção.

Daniella disse que o que ela geralmente gosta de assistir é sobre maquiagem, cosplays e técnicas nessas áreas, o que não é o conteúdo abordado no canal do scottonauta.

“Considero [uma inspiração] por ver todo o esforço dele pra chegar aonde está, não é qualquer um que tem essa força de vontade, porque é bem difícil e envolve muita motivação, principalmente pra nunca falhar com os vídeos apesar de qualquer problema pessoal, isso mostra o quão importante isso é pra ele e que não é só um trabalho, é ele lutando por algo que ele sonhou por anos e hoje tem a chance”.

Um comentário em “Em busca de um público fiel

Deixe um comentário