Campeonato de voleibol feminino teve início nesta Quarta-feira (31) e após derrota em seu jogo de estreia, Brasil vence a Holanda na manhã de hoje.
Por Luísa Motta
Organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a quinta edição do torneio anual ocorre de 30 de maio a 16 de julho e terá a final sediada na cidade de Arlington, Estados Unidos. No jogo realizado hoje, em Nagoya, no Japão, a seleção brasileira encerrou a partida com 3 sets a 0, contra a Holanda.
Com parciais de 25/23, 25/23 e 25/21, a vitória não veio de forma fácil, entretanto, atendeu as expectativas do técnico José Roberto Guimarães, que declarou após o jogo anterior, no qual foi derrotado pela seleção Chinesa:
“Temos que usar essa partida como aprendizado e entender em quais pontos precisamos evoluir. Nos momentos decisivos do jogo, não podemos cometer erros. Gostei do comportamento e da atitude do time. Apesar da derrota, estou saindo dessa partida feliz com o que o nosso time apresentou contra a China”.
A Liga das Nações reúne 16 equipes; na fase preliminar, cada seleção performa quatro jogos em uma sede fixa. A fase seguinte, conta com alteração da sede e classificação para as semifinais. Após três semanas de disputa, a disputa final ocorrerá no dia 16 de julho às 17:30 pelo horário de Brasília, somando ao total 12 jogos por equipe.
A seleção tem seu próximo jogo marcado para a madrugada deste sábado (03), às 0:40 pelo horário de Brasília, quando enfrentará a República Dominicana.
O destaque da partida
A jovem jogadora destaque recebeu uma chuva de elogios nas redes sociais

Reprodução Twitter
Nascida no Rio de Janeiro, em abril de 2004, a ponteira alcança sua primeira convocação à seleção Brasileira de voleibol em 2021, aos 17 anos e já carrega medalha olímpica de prata, conquistada no mesmo ano, em Tokyo.
Na atualidade, vem se tornando um dos maiores fenômenos do vôlei. Grande responsável pelo desempenho do time na partida, com 23 pontos marcados, crava seu destaque na Liga. Hoje, atua no Fenerbahçe, na Turquia, onde já é uma das principais jogadoras do time, do qual a contratação foi o principal motivo para seu pedido de dispensa da seleção antes do Mundial do ano passado.
Na época, a jogadora escolheu priorizar a preparação para a temporada junto ao novo time, agora, retorna com novas conquistas, como o campeonato turco e importante desempenho na Champions League. A adolescente está em busca do primeiro título brasileiro na Liga.

Divulgação: Instagram Ana Cristina
Confira a formação do time e a tabela oficial de jogos do Brasil:
Levantadoras: Juma, Macris, Naiane, Roberta;
Opostas: Edinara, Lorenne, Lorrayna, Rosamaria, Tainara, Kisy;
Ponteiras: Ana Cristina, Gabi, Julia Bergmann, Maiara, Maira, Michelle Pavão, Pri Daroit, Karina, Kasiely;
Centrais: Carol, Diana, Julia Kudiess, Lara, Lorena, Milka, Thaisa, Valquíria;
Os jogos, pelo Horário de Brasília:
31 de maio – República Popular da China x Brasil – 6:00 – Nagoya, Japão
1 de junho – Brasil x Países Baixos – 6:00 – Nagoya, Japão
3 de junho – Brasil x República Dominicana – 0:40 – Nagoya, Japão
4 de junho – Croácia x Brasil – 0:40 – Nagoya, Japão
14 de junho – Brasil x República da Coreia – 21:00 – Brasília
15 de junho – Brasil x Sérvia – 21:00 – Brasília
17 de junho – Brasil x Alemanha – 14:00 – Brasília
18 de junho – Brasil x EUA – 10:00 – Brasília
28 de junho – Brasil x Itália – 10:30 – Bangcoc, Tailândia
29 de junho – Brasil x Canadá – 7:00 – Bangcoc, Tailândia
30 de junho – Brasil x Turquia – 10:30 – Bangcoc, Tailândia
2 de julho – Tailândia x Brasil – 10:30 – Bangcoc, Tailândia
