A praça mais famosa da capital espanhola, rodeada por edifícios do século passado em todas as esquinas, proporciona uma experiência histórica aos seus turistas
Por Raíra Tiengo

Plaza de Cibeles vista de cima, em Madrid, Espanha (Foto: TripAdvisor)
Um dos pontos turísticos mais importantes de Madrid, a Plaza de Cibeles, situada no centro da cidade, também é considerada um importantíssimo símbolo histórico para a capital.
A praça é o cruzamento de ruas importantes, como o Paseo de Recoletos e Paseo del Prado, sendo, também o ponto de encontro para celebrações importantes, como nas grandes vitórias do time local, o Real Madrid.
O local é rodeado por vários prédios e edifícios de extrema importância para a cidade de Madrid, como o Palácio de Cibeles, o Palácio de Buenavista, Banco de Espanha e Palácio de Linares, todos construídos durante o período do final do século XVIII até o começo do século XX.
Dessa forma, por carregar peças chaves de sua história, o passeio pode ser visto como uma verdadeira viagem de volta ao passado, com vários ambientes interessantes a serem explorados.
“Todos merecem atenção”, afirma Mário Renato Tiengo, 43, visitante da Plaza de Cibeles, a respeito dos variados edifícios que rodeiam toda aquela área.
O Miradouro do Palácio de Cibeles pode ser acessado por 2€ por adulto e crianças menores de 4 anos de idade não pagam entrada. “É muito recomendado que seja visitado, pois dele se pode ter uma ampla visão ao redor de toda a região”, diz Mário Renato. Ele ainda complementa que o edifício conta com um restaurante com vista de toda a região e que alguns de seus andares oferecem outras atividades culturais.
Falando sobre refeições no local, a praça oferece uma variedade de opções para a alimentação dos turistas. Desde pequenos cafés a restaurantes e grandes redes de fast food, também possui alternativas veganas de fácil acesso, revela o entrevistado.
A Fuente de Cibeles prende toda a atenção dos turistas ao centro; tanto a praça quanto a fonte recebem esse nome em homenagem à deusa romana Ceres (Cibele), deusa responsável pela natureza, fertilidade e agricultura.

Fuente de Cibeles (Foto: TripAdvisor)
Devido à ótima localização, depois do passeio na Plaza de Cibeles o turista pode, sem muitas complicações, seguir para um novo cronograma tão interessante quanto.
“Há muitos lugares próximos a serem visitados”, comentou o entrevistado. Mário sugere o passeio pelos Jardins do Retiro, um grande e lindo parque considerado como patrimônio histórico pela UNESCO em 2021, além de mais dois lugares que são fundamentais para se visitar em Madrid: o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza – e o lado bom é que todo o trajeto pode ser feito a pé.

A Rosadela do Parque do Retiro (Foto: Desbravando Madrid)
Por fim, a última recomendação de Mário Renato é evitar “tentar ver tudo em um único dia, pois não é possível aproveitar e desfrutar tudo o que a região oferece num tempo tão curto”. E para aqueles que preferem não estar no meio de uma multidão, é aconselhado evitar dias de comemorações de títulos do Real Madrid ou manifestações políticas.
Serviços: Veja pacotes para conhecer a Espanha nos sites:
