Prevista para ser concluída em julho de 2022, revitalização do Museu Ferroviário Regional de Bauru continua em andamento e tem nova previsão de término para 2024.
Por Ricardo Brambila

Portas fechadas e nenhum visitante. Este é o cenário encontrado por quem passa em frente ou se desloca até o Museu Ferroviário Regional de Bauru, que se encontra fechado para visitação desde 2020, primeiro devido à pandemia de COVID-19 e, depois, para realização de obras que seguem até os dias de hoje.
Nas imediações é possível encontrar uma placa que indica a parceria do Governo Federal e da Prefeitura de Bauru apresentando um investimento de cerca de R$ 250 mil para a realização da reforma e revitalização do museu, como também o prazo de conclusão da obra com início previsto para abril do ano passado e término para julho do mesmo ano.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Prefeitura de Bauru, Olga Susana Costa Coito e Araújo, as obras contemplam a instalação de banheiros acessíveis e a renovação de toda a rede elétrica do Museu, além da execução de alterações que atendam as exigências para obtenção do alvará do Corpo de Bombeiros.
A Diretora conta que a reabertura do museu em sua totalidade está prevista para 2024 e explica que neste momento o que inviabiliza a reabertura do Museu são as obras de adequação para o alvará do Corpo de Bombeiros.
“O museu está com limitações de atendimento ao público pelo decorrer das obras e necessidades de projeto para implementação de alterações que contemplem o Alvará do Corpo de Bombeiros para segurança do acervo, dos funcionários e do público”, diz.
Já a Praça Kaiagang, um espaço a céu aberto no centro do prédio, foi revitalizada e reabriu em setembro de 2022 para realização de um evento e de acordo com a Diretora, a retomada das atividades tem sido feitas de forma gradativa e neste ano foi emitido um alvará temporário para realização de ações educativas e o recebimento de escolas.
A diretora explica ainda que o museu continua em funcionamento, exclusivamente para manutenção dos acervos e realização de pesquisas. “Continua aberto para as ações de salvaguarda dos acervos e pesquisa”, finaliza.
Para conhecer o Museu Ferroviário de Bauru

Instalado desde 1989 no antigo prédio administrativo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, tem como missão preservar e expor o material ferroviário da Companhia Paulista, Estrada de Ferro Sorocabana e da própria Estrada de Ferro Noroeste, companhias estas que cortavam a cidade e fizeram parte da história e do desenvolvimento do município.
Desde os primeiros anos de existência, recebeu visitas espontâneas e de instituições de ensino de toda a região em que os participantes podiam emergir ao passado, de modo que entendessem o funcionamento e importância da ferrovia, além de conhecer mais sobre os detalhes da formação do município.
O Museu possui quatro áreas expositivas e um auditório, além da Praça Kayagang que forma um grande espaço de convivência em um amplo jardim e com bancos para atender a população visitante e muitas vezes é utilizado para realização de eventos.
Em seu acervo estão fotografias, peças originais, maquetes e ambientes que recriam a era de ouro das ferrovias. Desde 2001, este espaço também conta com uma locomotiva à vapor construída nas oficinas da Estrada de Ferro Noroeste e que serviu de abrigo Ex-Presidente da República Getúlio Vargas durante uma visita à cidade de Bauru na Revolução Constitucionalista de 1932. Por tudo isso, o Museu Ferroviário de Bauru oferece ao público uma oportunidade de viajar ao passado e ter contato com uma grande relíquia da época.
