Entenda porque a busca pelos fundamentos terapêuticos da hipnose aumentou
Por Maria Gabriela Oliveira
Também conhecida como Hipnose Clínica, a Hipnoterapia é a prática de técnicas hipnóticas com fins terapêuticos. Por isso, essa terapia alternativa é muito utilizada como auxílio para tratamentos físicos e mentais, além de ajudar a combater sentimentos e hábitos indesejáveis.
A missão do hipnoterapeuta é ajudar a identificar e confrontar problemas que foram causados por eventos passados, dos quais muitas vezes o paciente nem se recorda, mas sofre as consequências.
Por meio de um conjunto de técnicas, o profissional conduz a sessão de modo que a consciência do indivíduo se amplie, proporcionando concentração e relaxamento.
A Hipnose Clínica se tornou muito procurada, principalmente por apresentar resultados mais rápidos que outros métodos convencionais. Isso porque trata o problema desde a origem, à medida que alcança a mente subconsciente e faz com que o paciente consiga quebrar padrões que o limitam, modificando assim seu comportamento.
A pesquisa realizada pela OMNI Brasil (Intuito de Hipnoterapia), mostra que a procura pelo tratamento aumentou muito em 2019. Nesse mesmo ano, 119 mil brasileiros buscaram a Hipnoterapia. Só no período entre 2017 e 2019, as buscas aumentaram em 20%.
Muitas pessoas confundem a Hipnose Clínica com a Hipnose de Palco, mas apesar de terem em comum técnicas de relaxamento e transe, no consultório o intuito do profissional é apenas ajudar o paciente a resolver seus problemas.
As técnicas também permitem que o indivíduo se mantenha consciente ao longo do processo, diferente da hipnose realizada nos palcos.

foto via Vinicius Égea
Vinicius Égea é hipnoterapeuta e diz que tudo começou porque tinha Catsaridafobia (fobia de baratas). “A hipnoterapia me ajudou no tratamento dessa fobia e também no controle das minhas crises de ansiedade e compulsão alimentar. Descobri que poderia usar as técnicas para ajudar outras pessoas, então decidi me dedicar aos estudos”, relata.
Segundo o profissional, as sessões funcionam como um treinamento, “primeiramente é feita a Anamnese e logo após, seguimos com a indução e com as sugestões relacionadas com o problema do sujeito”, explica. Vinicius também ressalta que a hipnose é uma ferramenta que podemos usar no nosso cotidiano para resolver pequenos problemas, evitando que se tornem maiores.
O profissional afirma que qualquer pessoa pode ser hipnotizada, não é necessário acreditar, apenas querer passar pela experiência. O primeiro passo é a pessoa estar disposta a seguir todas as sugestões. “Com a terapia, conseguimos tratar os sintomas de ansiedade, depressão, fobias, traumas, entre outros”, diz ele.
“Além da hipnose, também utilizo a regressão como ferramenta. Ela traz lembranças e sentimentos que podem ser ressignificados. Por nossa mente ser atemporal, conseguimos mudar a percepção que temos de algumas emoções do passado”, acrescenta.
O hipnoterapeuta nos conta que durante sua trajetória muitos traumas foram superados, casos de autoestima restabelecidas, além do aumento de foco e concentração dos pacientes.
“Um dos casos que mais me marcaram, foi um dos primeiros que eu atendi. Um homem de aproximadamente 33 anos, havia perdido seus pais de forma trágica. Com a terapia, ele conseguiu superar o luto e continuar sua vida mesmo com todo o ocorrido”, finaliza.
