Por Marina Barrelli de Carvalho

Imagem de Doha, a capital do país (Fonte: Google Imagens)

Palco de um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Catar foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022. Localizado no Oriente Médio, próximo ao Golfo Pérsico, o Catar é conhecido mundialmente por sua riqueza – advinda da exploração de petróleo -, luxuosidade e cultura fortemente ligada ao Islamismo, religião predominante no país. 

No entanto, a Copa do Mundo no Catar levantou diversas pautas sobre algumas das características polêmicas que o país apresenta, como a homofobia institucional, uma vez que a homossexualidade é ilegal no país mulçumano ou até os direitos das mulheres cataris, por conta de restrições que devem seguir. 

E pensar numa nação diferente em costumes e valores culturais pode levar pessoas a refletir sobre como é conhecer de fato o país e entender ainda mais sobre as peculiaridades que formam aquela sociedade. Sendo assim, é possível pensar em turismo no Catar?

A resposta é “Sim”. O Catar, apesar de parecer um destino de viagem quase nunca mencionado, encanta viajantes até mesmo antes da Copa do Mundo de 2022. Em entrevista ao Jornal Contexto, Bruna Bardavid idealizadora da plataforma “Conexão Qatar” conta como percebe o interesse de brasileiros em visitarem o país, mesmo como um destino de conexão para viagens: “Eu pude perceber desde 2021 que o Catar teve muita procura como um destino de conexão. Principalmente para brasileiros que estão viajando para a Ásia, que precisam fazer uma conexão, o Catar entrou nessa rota. Então, as pessoas estão procurando o Catar, optando em ficar dois, três dias aqui, antes de seguirem viagem para outro destino”.

Bruna é brasileira e atualmente mora no país, onde atua como guia turística. Em entrevista, contou sobre quando criou a plataforma: “O ‘Conexão Catar’ começou em 2019, quando eu já morava aqui no Catar há uns três anos e já trabalhava com turismo”. Sua inspiração surgiu a partir do momento em que notou a falta de informações sobre turismo no país, em especial a carência de materiais em português. “Eu percebi que faltavam informações sobre o Catar na Internet, principalmente em português. (Eu percebi que) muita gente não conhecia o Catar ou achava que é um país que ‘não tinha nada para fazer’”.

Bruna Bardavid, idealizadora do Conexão Qatar (Fonte: Arquivo pessoal)

O “Conexão Catar”, além de disponibilizar dicas sobre o que fazer no país e curiosidades culturais em suas redes sociais, possui um site onde oferece serviços de Roteiros Personalizados, Tour Guiado e Planejamento de Experiências para quem deseja visitar o país, além do serviço de Relocation, para pessoas que buscam se mudar para a nação. “De fato, o ‘Conexão Catar começou como uma empresa de receptivo para brasileiros aqui no Catar. Então, eu abri minha agência, no Brasil, e comecei a atender os turistas aqui, já que sou guia certificada em português”.

Bruna ainda explica como sua empresa cresceu e conta sobre sua atuação durante o período da Copa do Mundo: “(…) do Instagram, a gente passou para o site, TripAdvisor, Youtube. Temos um guia publicado em português, (que é) aliás, o único guia em português escrito por uma brasileira, sobre o Catar. E também tivemos, no período da Copa do Mundo, um programa de televisão no BandSports falando sobre o Catar”.

No Instagram @conexaoqatar, ela possui mais de 26 mil seguidores. “Hoje, o ‘Conexão Catar’ se tornou não só um receptivo de brasileiros aqui no Catar, mas também uma multiplataforma de conteúdo”, diz Bardavid.

Mesquita Nacional do Catar, em Doha (Fonte: Google Imagens)

Pensado em turismo, Bruna deixa algumas recomendações sobre o que fazer no Catar: “O país é muito pequeno mas tem muita coisa legal para se ver, não só em Doha que é a capital, mas também Lusail, fazer o (passeio do) Deserto do Norte que é um deserto rochoso (…) tem Purple Island (para) fazer caiaque”.

O país pode surpreender por sua diversidade, como explica Bardavid: “Ou seja, o Catar é um destino que (para) quem procura Eco Adventure tem, (para) quem procura passeios culturais tem, (para) quem procura passeios de modernidade tem, passeios de luxo tem”.

Bruna completa: “Então, o Catar é um país realmente que atende a uma diversidade de perfis muito grande”.

Deixe um comentário