JOÃO PEDRO VAZ MARTINEZ

Foto: http://www.jardimbotanicobauru.com.br

Criado na década de 90, o Jardim Botânico Municipal de Bauru tem uma área de 321,71 hectares, sendo uma das mais importantes reservas de vegetação nativa do Cerrado Paulista. Com um gigantesco acervo vivo de plantas, esse espaço é um dos mais procurados para se ter um lazer divertido, educativo e agradável na cidade lanche.
Com trabalhos voltados à conservação de espécimes da flora do centro oeste paulista e internacional, seu principal objetivo é proteger  espécies silvestres, raras e ameaçadas de extinção. Esse espaço possui ainda uma reserva destinada à preservação da vegetação nativa encontrada especificamente na região de Bauru, como é o caso do cerrado, a floresta estacional semidecídua e a vegetação paludosa.

Sua história começou lá no início do século 20, com a necessidade de trazer melhorias para o abastecimento de água na cidade, o município de Bauru acabou adquirindo uma área de 1.040 hectares de uma propriedade rural, chamada Fazenda Vargem Limpa. Já nas décadas de 1970 e 1980, o crescimento do movimento ambientalista no Brasil impulsionou a Prefeitura Municipal a dar início ao processo de criação do Parque Ecológico de Bauru, com a elaboração da Planta de Localização e do Memorial Descritivo de 201,5 hectares.

Mas foi só no começo dos anos 90, graças ao incentivo da população, que os trabalhos de estruturação do terreno finalmente foram iniciados, como a abertura de trilhas, implantação de um viveiro de mudas nativas, elaboração de projetos de recomposição de áreas degradadas e a estruturação da sede administrativa para o atendimento aos visitantes. Assim, em 4 de março de 1994, o Parque Ecológico foi transformado em um Jardim Botânico, permanecendo assim até os dias de hoje. 

Trilha Ecológica do Jardim Botânico Municipal de Bauru – Foto: http://www.jardimbotanicobauru.com.br

O JBMB é um lugar com uma grande variedade de atividades para se realizar com a família ou amigos, dentre elas, a Trilha ecológica que possui 1.250 metros e proporciona ao visitante um contato direto com os ambientes naturais, permitindo a observação de diferentes tipos de formações vegetais e espécies de plantas nativa e o famoso Mirante, com capacidade máxima de 25 pessoas, foi construído com materiais provenientes de reflorestamento e proporciona ao visitante uma linda vista da reserva ambiental e da UNESP.

João Victor Reis Gomes, estudante de Relações Públicas da UNESP e visitante do Jardim Botânico, relata que sua experiência foi muito agregadora e recomenda que todos que moram em Bauru, deveriam visitá-lo. “É um lugar muito bonito e tranquilo, já visitei algumas vezes para tirar fotos e aprendi muito sobre a vegetação nativa do interior graças às exposições. Acredito que quem tiver a chance de visitar o Jardim Botânico, vai se encantar muito com a beleza da vegetação”, disse.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232, Bairro Tangarás, Bauru – SP. Seu portal de entrada fica situado no estacionamento do Zoológico Municipal de Bauru. De entrada gratuita, é uma excelente opção para um passeio de fim de semana.

Deixe um comentário