Lusail é construída do zero para sediar a final da copa de 2022

MARIA ELIZABETH MORAES

Em um lugar tão pequeno como o Qatar dinheiro não é problema. O limite é a imaginação. Depois que o país foi escolhido como sede para a copa do de 2022, colocaram a mão na massa e começaram a dar vida aos projetos. Um deles era o Lusail.

O que era uma vila no deserto agora é uma cidade inteligente de 45 bilhões de dólares investidos, 38 km e 40 mil trabalhadores necessários para sua construção. Toda a infraestrutura que uma cidade precisa para funcionar foi construída em poucos anos. O projeto surgiu em 2005, mas só em 2010 quando foi escolhido pela FIFA para abrigar a Copa, Lusail saiu do papel. Mesmo com um ar de cidade fantasma, a expectativa é ter uma população de 450 mil pessoas, sendo 200 mil residentes, 170 trabalhadores das obras e 80 mil turistas.

Soluções tecnológicas oferecidas por Lusail

Sustentabilidade

Lusail é a primeira cidade do Qatar a usar o GSAS (Global Sustainability Assessment System – Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade) . Alcançando com sucesso as metas de eficiência no consumo de energia, conservação de água, qualidade do ambiente externo e reciclagem de materiais, os edifícios  possuem uma classificação GSAS de pelo menos duas estrelas. 

A conectividade urbana e o paisagismo formam um sistema lógico para minimizar o congestionamento e as pressões na infraestrutura de transporte.  Com essa estratégia adotada, Lusail consegue proteger os habitats naturais do local, potencializando o seu valor ecológico, promovendo uma biodiversidade em torno de 40% do total de espécies de vegetação nativa.

Mobilidade urbana

Para reduzir a emissão veicular e economizar energia, 25 estações em 38 km de trilhos do Lusail Tram servem e conectam todos os 19 distritos. Projetado para ser eficiente em termos de energia e ecológico, ele se conecta à rede de metrô de Doha. 

Facilitando o tráfego, uma hierarquia viária utiliza extensos túneis rodoviários subterrâneos, com um sistema de transporte aquático que se estende por 30 km à beira-mar, utilizará a Marina de Lusail e o Grande Canal para transportar passageiros. 

Enfim, uma grande rede pedonal e uma ciclovia de 76 km também estão previstas em toda a cidade, ligadas ao sistema de transporte público. Duas pontes para pedestres conectam as três ilhas do sul de Qetaifan.

Estádio Lusail

Chamado de “Estádio Icónico”, é o mais importante da Copa do Mundo do Qatar e simboliza a imagem que o país quer passar ao mundo, com capacidade de 80 mil torcedores, é o maior dos oito estádios e está localizado 15 km ao norte do centro da cidade de Doha.

Seu design é inspirado na interação de luz e sombra da lanterna fanar (uma espécie de lampião local), a forma e a fachada se inspiram nas tigelas e vasos da época de ouro do artesanato islâmico. O Estádio Lusail será palco da partida final dia 18 de novembro, além de receber seis jogos da fase de grupos, três mata-mata  e uma semifinal. 

Jogos que recebeu: 

22/11, 7h – Argentina x Arábia Saudita 

24/11, 16h – Brasil x Sérvia 

26/11, 16h – Argentina x México 

30/11, 16h – Arábia Saudita x México 

02/12, 16h – Brasil x Camarões 

06/12, 16h – Portugal x Suíça (oitavas de final)

09/12, 16h – Holanda x Argentina (quartas de final)

13/12, 16h – Argentina x Croácia (Semifinal) 

Jogos que irá receber: 

18/12, 22h – Argentina x França (Final)

Curiosidade: O Estádio Lusail não receberá mais partidas de futebol ao fim da competição e se tornará um espaço comunitário, com escola, academia, moradias, salas comerciais, lojas, cafés, clínicas de saúde e o que mais couber. 

Fonte

Lusail Real Estate Development Company W.L.L. 

Deixe um comentário